Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

19

fev
2022

Em Notícias

Ministério das Culturas do Chile apresenta resultados do Registro Nacional de Agentes

Em 19, fev 2022 | Em Notícias |

O Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio do Chile lançou nesta sexta-feira, 18 de fevereiro, o informe “Agentes Culturais, Artísticos e Patrimoniais: caracterização e medição”, que detalha os principais resultados do Registro Nacional de Agentes Culturais, Artísticos e Patrimoniais. Este levantamento, realizado pela instituição entre 29 de junho e 10 de outubro de 2021, buscou aprofundar a informação sobre as pessoas e organizações que trabalham no campo da cultura no Chile.

 No total foram obtidas cerca de 25.000 respostas, 20.767 delas de pessoas físicas e 3.998 de organizações de todas as regiões do país, das mais diversas áreas culturais existentes e das múltiplas funções da cadeia de criação de bens e/ou e manifestações patrimoniais.

As principais áreas culturais identificadas, tanto para indivíduos como para organizações, foram Música, Artes Visuais e Artes Cênicas. A música foi a primeira opção mais mencionada pelos indivíduos (23,1%) e as Artes Cênicas pelas organizações (19,1%).

A maioria das pessoas e organizações declarou que as suas principais tarefas no ciclo do valor cultural são a criação, a interpretação ou a concepção de obras, bens e serviços; educação e formação artística, cultural e patrimonial; e produção de bens, serviços e eventos.

Em relação à dimensão territorial, a maioria das pessoas físicas e organizações registradas está localizada na Região Metropolitana, seguida pelas regiões de Valparaíso e Biobío.

.

Organizações

Das 3.998 organizações culturais registradas até 10 de outubro, 67% existem há menos de 10 anos. Ao considerar sua natureza jurídica, 77,2% possuem personalidade jurídica, destacando-se as organizações de direito privado com e sem fins lucrativos.

Do total de organizações, 87,8% têm entre 1 a 10 membros permanentes e, em média, têm um percentual maior de mulheres do que de homens. Esta composição é transversal às áreas e etapas do ciclo cultural, artístico e patrimonial, e também a cada uma das regiões do país.

Em relação às relações de trabalho, 63,4% dos que trabalham nas organizações do setor o fazem de forma remunerada, enquanto os outros 36,6% não recebem remuneração. Essa distribuição aumenta no caso de organizações não constituídas como pessoas jurídicas ou que se declarem pessoas jurídicas sob a figura de comunidades e associações indígenas ou sem fins lucrativos. Quando há remuneração envolvida, o tipo de colaboração mais difundido nas organizações é o dos autônomos, que nem sempre atuam em condição formal de trabalho.

O financiamento de organizações culturais, artísticas e patrimoniais registradas também é variado. As categorias mencionadas como mais importantes são, em primeiro lugar, recursos próprios, família ou amigos; financiamento público no segundo; e venda de bens e/ou serviços no terceiro.

Em termos gerais, 44,5% das organizações afirmam possuir alto grau de formalidade, 36,7% nível médio e 18,8% baixo grau de formalidade. O exposto mostra que, em geral, as organizações apresentam níveis de formalidade mais elevados do que as pessoas físicas. Nesse sentido, cabe destacar que existe uma relação positiva entre organizações que possuem alto grau de formalidade e condições de trabalho estáveis ​​para seus trabalhadores. De fato, nesse tipo de organização há um percentual médio de trabalhadores contratados ao abrigo do Código do Trabalho ou da Lei nº 19.889 mais elevado do que nas organizações com níveis mais baixos de formalidade.

.

Pessoas físicas

As 20.767 pessoas físicas cadastradas têm, em sua maioria, menos de 50 anos (66,7%), com predomínio do grupo entre 30 e 45 anos (51,5%). Em relação ao sexo registrado dos participantes, 53,6% são homens e 46,4% mulheres. A percentagem de homens é maior nas áreas industriais (como Música, Livro e Leitura e Audiovisual) e na Arquitetura, enquanto a percentagem de mulheres é maior nas áreas nucleares (Artes Cénicas, Artes Visuais e Ofícios), Design, Cultura comunitária e áreas ligada ao Património Cultural. Um dado que se destaca é que as pessoas inscritas geralmente possuem alto nível educacional, pois 85,9% tiveram acesso ao ensino superior (técnico, universitário ou pós-graduação).

Em relação à caracterização econômica e trabalhista das pessoas físicas, os dados mostram que 83,1% dos cadastrados são trabalhadores autônomos. A preponderância deste tipo de trabalho é transversal a todas as áreas culturais (especialmente Artesanato, Livro e Leitura e Património Cultural Imaterial), a todas as regiões e não faz distinção entre homens e mulheres. Adicionalmente, quatro em cada dez pessoas singulares registradas dedicam-se exclusivamente à cultura, artes e/ou património, enquanto seis em cada 10 pessoas (ou seja, a maioria) exercem outras funções que não a cultura.

O financiamento dos agentes culturais é variado e diversificado. Em primeiro lugar, há aqueles que utilizam recursos próprios, familiares ou amigos como principal fonte de financiamento; segundo, aqueles que recorrem ao financiamento público como principal fonte de financiamento; e, em terceiro lugar, aqueles que financiam a sua atividade através da venda de bens e/ou serviços culturais. Por sua vez, a prestação de serviços ao Estado como fonte de renda continua sendo uma prática pouco difundida entre as pessoas do setor, mas ocorre de forma mais intensa entre aqueles com mais anos de experiência.

Por outro lado, apenas duas em cada dez pessoas trabalham com altos níveis de formalidade, declarando que têm cobertura de saúde e previdência, ou emitem contas e/ou faturas regularmente.

Saiba mais sobre o relatório, o mapa interativo e as figuras:

Relatório dos Agentes Culturais, Artísticos e Patrimoniais: uma abordagem à sua caracterização e mensuração.

.

(Fonte: Ministério das Culturas, Artes e Património)

Tags |