Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

04

set
2021

Em Notícias

Lucía Ixchíu dará a segunda aula aberta do Curso de Políticas Culturais de Base Comunitária

Em 04, set 2021 | Em Notícias |

“Encontro com Lucía Ixchíu: Gestão cultural dissidente, decolonial, comunitária e feminista” será a segunda aula sincrônica da edição 2021 do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária ministrado por FLACSO Argentina. A conversa será no dia 15 de setembro, às 12h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube de IberCultura Viva

Nascida em Totonicapán (Guatemala) en 1990, Lucia Ixchíu é uma mulher K´iche, feminista comunitária, arquiteta, designer gráfica, ativista de direitos humanos, artista, gestora cultural e jornalista comunitária. Tornou-se ativista e jornalista pelo massacre de 4 de outubro de 2012, na cumbre de Alaska, contra o povo indígena de Totonicapán. Atuante no movimento estudantil de 2012 a 2017, representante e líder estudantil do Conselho Superior Universitário da Universidade de San Carlos de Guatemala, foi a primeira mulher indígena a ocupar este cargo em sua faculdade, entre 2014 e 2016. 

Além de cofundadora de Festivales Solidarios, espaço de arte e comunicação para a defesa do território, prisão política e memória histórica, foi cofundadora do espaço feminista interseccional Mujeres en Movimienta, cofundadora da rede latino-americana de gestoras culturais e artistas Conectadas, e parte da equipe organizadora do encontro feminista ELLA.

Também tem atuado como correspondente do noticiário indígena Maya K’at, da Federação Guatemalteca de Escolas Radiofônicas, correspondente radialista de  Latinoamérica Rompe el Cerco (semanário de notícias de povos originários), e colunista de opinião em meios nacionais e latino-americanos. Na arquitetura, trabalha com a implantação de hortas urbanas, pesquisa o retomar do conhecimento do trabalho ancestral de construção com a terra.

.

Aulas abertas

Estas aulas abertas transmitidas por YouTube são uma das novidades do Curso de Pós-graduação Internacional de Políticas Culturais de Base Comunitária em 2021. A primeira aula, realizada em 27 de maio, foi “Cultura: as espécies culturais digitais e de território”, a cargo do professor Omar Rincón (Colômbia). Os alunos e alunas do curso participaram do encontro e puderam fazer perguntas durante a videoconferência. Uma terceira classe está prevista para este semestre.

Este curso de pós-graduação ministrado pela FLACSO-Argentina surgiu de uma pesquisa realizada pelo IberCultura Viva em 2017, que mostrou que não havia espaços acadêmicos trabalhando com políticas culturais de base comunitária como tema específico. Desde a primeira turma, em 2018, o programa abre em dezembro um edital de bolsas para pessoas dos países integrantes do IberCultura Viva. Em quatro anos, somando as pessoas selecionadas nos editais para as edições de 2018 a 2021, foram concedidas 375 bolsas para o curso. 

Atualmente em sua quarta turma, o curso se realiza de maneira virtual durante nove meses, de abril a dezembro. Os conteúdos estão distribuídos em seis módulos e 24  aulas em que se trabalham noções teóricas sobre processos culturais contemporâneos, propondo um marco teórico amplo sobre as distintas teorias da cultura e os debates atuais em torno dela, com enfoque principal no contexto ibero-americano. A proposta acadêmica coordenada por Belén Igarzábal e Franco Rizzi busca a diversidade de visões, com a participação de professores de vários países ibero-americanos. 

O colombiano Omar Rincón, que deu a primeira aula aberta de 2021, é um dos professores do curso desde a primeira turma. Ensaísta, jornalista, crítico de televisão e autor audiovisual, Rincón é pesquisador e professor de Comunicação e Jornalismo da Universidade dos Andes, diretor do Centro de Estudos em Jornalismo da mesma universidade e diretor do Centro de Competência em Comunicação da América Latina da Fundação Ebert. 

.

Assista ao encontro com Omar Rincón em nosso canal no YouTube:

.

⇒Onde assistir a aula de Lucía Ixchíu: https://www.youtube.com/c/IberCulturaViva

Tags | , ,