Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

18

mar
2021

Em Notícias

Governo de Zapopan lança a segunda etapa do Fundo de Emergência para o Setor Cultural

Em 18, mar 2021 | Em Notícias |

O Governo de Zapopan (Jalisco, México) lançou a segunda etapa da convocatória do Fundo de Emergência para o Setor Cultural do município. A iniciativa, que é parte do programa Ánimo, Zapopan!, teve sua primeira fase entre junho e dezembro de 2020, beneficiando propostas de pessoas, organizações e coletivos apresentadas em quatro categorias, entre elas a de Cultura Viva Comunitária (“Laboratório de projetos e ações culturais comunitárias” e “Mediador comunitário”).

Na edição de 2021, a comunidade artística e cultural do município está convocada a participar em distintas categorias, incluindo a de Ações Comunitárias, que se divide em três modalidades: a) “Projetos e ações culturais comunitárias”; b) “Ações de fomento à leitura”; c) “Espaços culturais independentes”. O dia 16 de abril é a data limite de recepção dos projetos.

Na primeira modalidade, dirigida a organizações, associações, coletivos, agrupações e iniciativas culturais ou de vizinhos que estejam interessadas em desenvolver projetos de cultura viva comunitária, serão concedidos apoios de 20 mil pesos mexicanos para cada projeto selecionado. O mesmo valor será destinado às propostas da segunda modalidade, para autores, mediadores, gestores, promotores, coletivos ou organizações interessados em desenvolver ações públicas interativas para o fomento à leitura.

Na modalidade “Espaços culturais independentes” serão concedidos apoios econômicos de 30 mil pesos mexicanos para cada projeto escolhido. Neste caso estão convocadas pessoas físicas que contem com um espaço cultural independente, de qualquer índole (livraria, café artístico, galeria, escola ou academia de artes, etc.), sediado no município de Zapopan, a apresentar projetos para a realização de atividades de vinculação, promoção, criação de redes, encontros ou desenho e implementação de estratégias de comercialização que lhes permitam continuar com seu trabalho de difusão da cultura.

Para participar da convocatória é necessário ser maior de idade; demonstrar experiência de ao menos três anos no âmbito que se postula; ser residente, ter seu espaço de produção em Zapopan, ou ter participado como executante, criador, instrutor ou especialista em alguma atividade artística ou acadêmica organizada pelo governo municipal. Pessoas que foram beneficiadas na primeira etapa do fundo de emergência, em 2020, não poderão ser elegíveis este ano. Coletivos, organizações ou companhias que tenham sido beneficiadas na anterior poderão postular novamente, desde que o projeto que apresentem e o representante designado para postular sejam diferentes. 

Saiba mais sobre a convocatória

Consultas: fondo.emergente@zapopan.gob.mx

(*) Zapopan é uma das municipalidades integrantes da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. Saiba mais sobre a rede em: https://iberculturaviva.org/red-de-ciudades-y-gobiernos-locales/