Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Destaque

15

out
2020

Em Destaque
Notícias

México assumirá a presidência do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva

Em 15, out 2020 | Em Destaque, Notícias |

 

A Secretaria de Cultura do Governo do México terá a presidência do programa IberCultura Viva durante os próximos três anos. A decisão foi acordada nesta quinta-feira 15 de outubro por consenso de representantes de 10 países membros, na reunião extraordinária do Conselho Intergovernamental realizada no encerramento do 4º Encontro de Redes IberCultura Viva. Esta foi a primeira vez que uma reunião do Conselho Intergovernamental foi transmitida ao vivo por Facebook e YouTube.

A função da vice-presidência será exercida pela Secretaria de Gestão Cultural do Ministério de Cultura da Argentina, país que desde 2017 respondia pela presidência do Conselho Intergovernamental. Nos primeiros três anos de implementação do programa, entre 2014 e 2017, a presidência esteve a cargo do Ministério da Cultura do Brasil, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural.

O Comitê Executivo, que acompanha a Unidade Técnica na execução dos trabalhos, será integrado por Chile, Colômbia e Costa Rica no período 2021-2023. Esses países têm como representantes institucionais ante o programa, respectivamente, o Departamento de Cidadania Cultural do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio, a Direção de Populações do Ministério de Cultura, e a Direção de Cultura do Ministério de Cultura e Juventude.

Os representantes dos países que agora integram o Comitê Executivo, somados ao representante da Direção de Artes do Ministério de Cultura do Peru, formarão a comissão especial de trabalho que preparará, junto com a Unidade Técnica, o Plano Estratégico Trienal (PET 2021-2013) e o Plano Operativo Anual (POA 2021). Nesta proposta serão levados em conta os debates realizados no 4º Encontro de Redes, nas três sessões do conversatório “Participação social e cooperação cultural” que ocorreram nos dias 25 de setembro, 2 e 9 de outubro.

A eleição das novas autoridades do programa e a formação do grupo especial de trabalho para o planejamento do próximo período foram dois dos principais acordos desta reunião do Conselho Intergovernamental, que também contou com a apresentação de um balanço do 4º Encontro de Redes IberCultura Viva.  Estiveram presentes neste encontro virtual 23 pessoas, representantes dos 11 países membros, integrantes da Unidade Técnica e da Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB).

 

Leia também:

Tags | ,