Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

EDITAIS

21

Mar
2019

EmEDITAIS
Notícias

IberCultura Viva anuncia as 84 pessoas selecionadas para receber bolsas do curso de pós-graduação da FLACSO

Em21, Mar 2019 | EmEDITAIS, Notícias |

O programa IberCultura Viva publicou nesta quinta-feira, 21 de março, a lista de pessoas selecionadas para a segunda turma do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO-IberCultura Viva, que terá início em 10 de abril. O edital teve inscrições abertas de 20 de dezembro de 2018 a 15 de fevereiro de 2019. Do total de 243 inscritos, foram habilitadas 237 postulações.

As 84 bolsas foram repartidas entre os 11 países membros do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva: Argentina (10), Brasil (10), Chile (9), Costa Rica (7), Equador (8), El Salvador (6), Espanha (4), Guatemala (2), México (9), Peru (10) e Uruguai (9). (O mínimo de vagas que estava previsto inicialmente era de sete por país; como alguns países não apresentaram esta quantidade de candidaturas, as vagas restantes foram distribuídas entre os países com maior número de inscritos).

O edital estava destinado a pessoas vinculadas às políticas culturais, tanto funcionários públicos como representantes de organizações culturais comunitárias dos países integrantes do programa IberCultura Viva. A seleção levará em conta critérios como a experiência em gestão cultural comunitária, em gestão de políticas públicas culturais, além da formação específica em gestão cultural ou disciplinas afins.

As pessoas que receberam as maiores pontuações em cada país foram as selecionadas para receber as bolsas. Estas 84 pessoas receberão um correio eletrônico com os passos a seguir para efetivar a bolsa e completar a inscrição no curso de pós-graduação.

 

O curso

O Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária será realizado durante nove meses de maneira virtual junto à Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (sede Argentina). Para participar, é necessário contar com disponibilidade de ao menos 10 horas semanais para acompanhar o curso virtual de abril a dezembro e contar com acesso a internet. As aulas são ministradas em espanhol, exceto as que estão a cargo de professores brasileiros, que são dadas em português e têm tradução para o espanhol.

Os conteúdos do curso de pós-graduação estão distribuídos em seis módulos e 24 aulas. As aulas são publicadas uma vez por semana – com uma semana de recesso no final de cada módulo – e se abre um fórum para cada aula publicada, gerando um espaço de debate e intercâmbio de ideias e experiências em torno dos temas tratados.  

Para cumprir com os objetivos do curso, deve-se realizar um trabalho parcial escrito sobre os três primeiros módulos e um trabalho final integrador, que consiste em desenhar e planejar um projeto cultural comunitário ou uma política cultural pública de base comunitária. Os trabalhos podem ser entregues na língua nativa (espanhol ou português).

As 84 pessoas selecionadas neste edital receberão uma bolsa integral e não terão que pagar nada pelo curso, desde que cumpram com as avaliações parciais e apresentam o trabalho final. Aquelas que não tenham sido selecionadas no edital e quiserem se inscrever no curso, poderão fazê-lo pagando a matrícula diretamente para a FLACSO Argentina.

 

Confira a lista de pessoas selecionadas no edital:

Informação aos Interessados III: Etapa de Avaliação – Edital de Bolsas para o Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária FLACSO 2019 – Resultado final

 

 

Mais informação sobre o curso:

http://flacso.org.ar/formacion-academica/posgrado-internacional-en-politicas-culturales-de-base-comunitaria/

 

(N.R.:  Houve um problema com a lista de ganhadores brasileiros publicada nesta manhã. Já corrigimos e republicamos a lista de selecionados.)

(Foto:  Romina Santarelli)

Tags | , , ,