Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

01

set
2022

Em Notícias

Vem aí o 1º Congresso Federal do Movimento Argentino de Cultura Viva Comunitária 

Em 01, set 2022 | Em Notícias |

Entre os dias 2 e 4 de setembro, será realizado no Paraná, Entre Ríos, o 1º Congresso Federal do Movimento Argentino de Cultura Viva Comunitária. Espera-se a participação de mais de mil pessoas de todas as províncias argentinas neste evento que alcançará toda a cidade e seus bairros com diversas atividades, como festivais, marchas, feiras, palestras e oficinas.

O Movimento Argentino de Cultura Viva Comunitária (MACVC) reúne mais de 300 experiências territoriais e redes institucionais de todo o país que combinam arte, cultura e comunicação com agroecologia, economia social e a luta pela democracia participativa. 

Representantes de centros culturais, bibliotecas populares, grupos de murga, comparsa, dança, muralismo, circo social, mídia cooperativa e comunitária, teatro comunitário, entre outros, que em muitos casos participam de lutas (locais e regionais) ligadas ao meio ambiente, ao feminismo e as diversidades, com o resgate da memória e a possibilidade de outro modelo de desenvolvimento. 

O 1º Congresso Federal do Movimento Argentino de Cultura Viva Comunitária tem como lema central “Comunidades abraçando territórios”, uma ideia que tenta sintetizar a urgência da recuperação do tecido social afetivo e solidário, mas no contexto de um outro entendimento e outro cuidado com a nossa “Pacha Mama” e a criação de uma sociabilidade colaborativa. 

O evento terá início com uma cerimônia junto ao Rio Paraná, com o intuito de resgatar a espiritualidade e a vigência dos saberes dos povos originários. A cerimônia de abertura, que será no Anfiteatro Municipal Héctor Santángelo, contará com a participação do ministro da Cultura, Tristán Bauer; de referências latino-americanas do Movimento CVC, como Alexandre Santini (Brasil) e Paloma Carpio (Peru), e outras referências institucionais e de movimentos sociais de todo o país.

Ao longo dos três dias do congresso haverá uma série de capacitações e eventos culturais, como a Mostra de Cinema Comunitário Federal, a Mostra de Teatro Comunitário Federal (com cinco elencos de diferentes partes do país), e palestras sobre software livre, agroecologia , história da murga, mídia comunitária e cooperativa, entre outros temas.

.

Além de participar dessas atividades, os/as congressistas vão se reunir em rodas de conversas temáticas para elaborar de forma participativa um plano de ação para os anos de 2023 e 2024 que será submetido à consideração de uma assembleia na manhã de domingo, 4 de setembro, na Hogar Escuela Eva Perón.

O Movimento Argentino de CVC, juntamente com o Movimento de Cuidadores da Casa Comum, também convocou 20 prefeitos de diferentes regiões do país para uma reunião na qual será debatida a iniciativa “Mil Jovens”, que pretende defender as raízes e a implantação de projetos comunitários e produtivos no interior da Argentina. 

Uma importante conquista que o MACVC traz para seu primeiro congresso federal foi a criação do Instituto Argentino para a Promoção da Cultura Comunitária Viva, órgão jurídico, técnico e de gestão que pretende defender e fortalecer os mais de 25 mil coletivos que se dedicam a esses projetos em todo o país. O instituto foi oficialmente formado na terça-feira, 30 de agosto.

. Inscrições: 👉https://forms.gle/AhkuvNEjAeGXQfyZ9

. Confira a programação

Tags | ,