Formação
Saberes Comunitários: um seminário permanente para formadores/as culturais
O Ministério de Cultura da Argentina abriu nesta segunda-feira, 23 de agosto, a convocatória “Saberes comunitários”. Este seminário permanente para formadores/as culturais surge no âmbito do programa Território de Saberes, uma iniciativa da Direção Nacional de Formação Cultural da Secretaria de Gestão Cultural.
O seminário é dirigido a formadores/as de espaços culturais e educacionais da Argentina e da América Latina, com interesse na formação cultural comunitária e que desenvolvam sua atividade em organizações, coletivos e instituições culturais comunitárias.
Serão seis aulas quinzenais, realizadas às segundas-feiras, entre 6 de setembro e 15 de novembro de 2021, e distribuídas em três módulos temáticos. O módulo 1 abordará o tema “Problemáticas comunitárias e comunicação popular”; o módulo 2, “Soberania alimentar e educação ambiental”, e o módulo 3, “Ferramentas lúdicas e artísticas nas práticas comunitárias”.
As aulas serão ministradas por representantes de organizações comunitárias que participaram dos ciclos de intercâmbio do Território de Saberes durante 2020 e parte de 2021. Além de promover e dar visibilidade ao potencial articulador, federal e criativo das organizações participantes do Território de Saberes, o seminário visa dar origem a experiências e ferramentas de formação que possibilitem a construção coletiva do conhecimento e a difusão dos saberes que as comunidades desenvolveram ao longo do tempo nos seus territórios.
Para participar do “Saberes comunitários”, é necessário se cadastrar previamente em cada uma das aulas que deseja cursar através da plataforma Formar Cultura. É recomendado, mas não exclusivo, frequentar todo o ciclo. As inscrições permanecem abertas até o final do seminário. As inscrições para cada aula serão encerradas três dias antes de seu início.
.
Consultas: territoriodesaberes@cultura.gob.ar
.