
IberCultura Viva 10 anos +
No entanto, o fio dessa história é ancestral; começa nos modos de vida, nas tradições, nos saberes e nas práticas dos povos originários e de matriz africana.
Como o próprio nome dessa política sugere, a cultura é viva, vibrante e está em constante transformação nas comunidades — seja nos centros urbanos, nas áreas rurais, em todos os biomas ou nas periferias.
Por isso, celebrá-la é também um exercício de reflexão dos países sobre suas identidades e sua diversidade cultural.

O IberCultura Viva são as pessoas, as culturas e as conexões.
Após 10 anos de trajetória, temos muitos motivos para celebrar
e alguns dados que ajudam a dimensionar esse caminho! Confira:


Seminário Comemorativo
O IberCultura Viva celebrou seus 10 anos com um seminário realizado de 27 a 29 de novembro de 2024, em Brasília, reunindo gestores culturais, representantes da sociedade civil, artistas e pensadores. O evento marcou uma década de fortalecimento das políticas culturais de base comunitária, promovendo a integração regional e a valorização das expressões locais. Durante três dias, os participantes refletiram sobre conquistas, desafios e caminhos para o futuro. Confira as fotos da abertura do evento!
Vídeos IberCultura Viva
🎥 Confira a playlist com a transmissão ao vivo do Seminário pelos 10+ anos do IberCultura Viva!
Siga nosso canal no YouTube e fique por dentro dos nossos vídeos!
Coleção do IberCultura Viva

Manifesto: IberCultura Viva 10 Anos

LIBRO | IberCultura Viva 10 Años: Tejer memorias, celebrar la diversidad, ampliar redes y construir el futuro

Fortaleciendo la Cultura Viva Comunitaria – Informe de los siete años del Posgrado Internacional en Políticas Culturales de Base Comunitaria de FLACSO Argentina

O Programa Cultura Viva e as relações entre os movimentos sociais, as comunidades e o Estado

Identidade Visual 10+ Anos
As ilustrações e cores da campanha pelos 10+ anos do IberCultura Viva foram concebidas como uma verdadeira celebração da diversidade cultural ibero-americana. Inspirada nas manifestações populares, nos saberes tradicionais e na essência dos povos que integram essa cooperação, a identidade visual reflete a riqueza simbólica presente nos territórios dos países membros.
Cada personagem foi cuidadosamente criado para expressar a singularidade de cada nação, ao mesmo tempo em que incorpora elementos visuais que conectam os países por meio de traços culturais compartilhados — uma linguagem que transcende fronteiras e reafirma a potência da cultura comunitária como elo entre os povos.
📥 Baixe o nosso manual de identidade visual e mergulhe nesse universo de cores, símbolos e significados!