Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.EPara o Topo

Notícias

09

set
2022

Em Notícias

OCCs da região de Coquimbo entregam proposta de política cultural comunitária à ministra das Culturas do Chile

Em 09, set 2022 | Em Notícias |

Integrantes da Mesa Regional de Organizações Culturais Comunitárias (OCCs) de Coquimbo, no Chile, entregaram uma proposta de política cultural comunitária à ministra das Culturas, das Artes e do Patrimônio, Julieta Brodsky Hernández, no dia 1º de setembro, em uma reunião realizada na Biblioteca David León Tapia de Tongoy, no encerramento de sua visita à região. 

O documento foi elaborado com o objetivo de subsidiar o processo de criação do programa Pontos de Cultura, que o Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio pretende implantar no país a partir de 2023. “Estamos muito animadas com tudo o que fizemos. Foi uma agenda intensa que nos permitiu conversar com as organizações e conhecer mais sobre o que está sendo feito na região”, disse a ministra.

Encontro da Mesa de OCCs com a ministra das Culturas, Julieta Brodsky, em Tongoy

Alguns dos/das representantes das organizações que estiveram presentes na atividade vieram de diversos pontos da região, como Guanaqueros (Coquimbo), Las Compañías (La Serena), Tierras Blancas (Coquimbo), Diaguitas (Vicuña), Los Vilos e Salamanca, para participar desta conversa conjunta e falar sobre os desafios que elas têm em relação ao novo programa do ministério. 

Tania González, representante do Colectivo de Artes Integradas Literarias (Kail), de Los Vilos, contou que a proposta entregue à ministra vem sendo trabalhada desde 2017 e conta com “metodologias adequadas, com a assessoria de grandes profissionais da região na área da gestão”. Já Manuel Zambra, presidente da Agrupación David León Tapia de Tongoy, comentou que o encontro com a ministra “foi um privilégio” e “muito emotivo”, uma vez que ela foi criada em Tongoy. Logo após a reunião, a agrupação ingressou oficialmente na Mesa Regional das Organizações Culturais Comunitárias de Coquimbo.

.

Encontro presencial

Alguns dias antes, no final de agosto, a Mesa de Organizações Culturais Comunitárias da Região de Coquimbo pôde se reencontrar pessoalmente, em um dia marcado pelo companheirismo, pela escuta ativa e a partilha de experiências, após dois anos de distanciamento devido à pandemia de Covid-19. 

Este encontro presencial, que ocorreu na cidade de El Molle (Vicuña), fez parte do projeto associativo “(Re)Encontro: Fortalecendo a Mesa Regional OCC Coquimbo”, desenvolvido pelo programa Red Cultura, da Seremi das Culturas, das Artes e do Patrimônio de Coquimbo.

O encontro consistiu em diversas atividades, como um “varal de roupa social”, com valores e conceitos que as organizações relacionam com seu cotidiano, uma dinâmica de levantamento de informações e perguntas sobre a situação atual dos grupos. Além disso, houve uma série de apresentações nas quais as OCCs puderam compartilhar como adaptaram suas atividades durante a pandemia, o trabalho com plataformas digitais e os desafios futuros.

.

(Fonte: Ministério das Culturas, das Artes e do Património)

Tags | ,