Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

15

mar
2022

Em Notícias

IberCultura Viva convoca organizações para o conversatório “Aportes da Cultura Comunitária para Mondiacult 2022”

Em 15, mar 2022 | Em Notícias |

O programa IberCultura Viva convida representantes de organizações culturais comunitárias a participar do conversatório “Aportes da Cultura Comunitária para Mondiacult 2022”. Essa atividade é realizada de maneira colaborativa com a Secretaria de Cultura do Governo do México e faz parte da 12ª Reunião do Conselho Intergovernamental, que será realizada na Cidade do México, nos dias 24 e 25 de março. As inscrições estarão abertas até o dia 22 de março na plataforma Mapa IberCultura Viva.

O conversatório tem como objetivo contribuir com o posicionamento das políticas culturais de base comunitária no âmbito da Conferência Mundial da UNESCO sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável – MONDIACULT 2022

Poderão participar representantes de organizações culturais comunitárias (OCC) dos 12 países participantes do IberCultura Viva: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Paraguai (país convidado), Peru e Uruguai. Não é necessário que essas pessoas tenham tido vínculo prévio com o  programa.

O encontro por videoconferência está programado para o dia 25 de março, às 11h30 do México (14h30 no horário de Brasília), pela plataforma Zoom. As pessoas participantes poderão realizar aportes com o microfone aberto, assim como pelo chat da sala de videoconferência. Também poderão ser enviados documentos ou outro tipo de participação (vídeos, canções, obras, etc) para serem incluídas na sistematização.

O conversatório contará com uma pessoa mediadora que fará circular a palavra com a intenção de garantir uma participação plural, com ampla representação territorial e de diversidade de experiências, temáticas e trajetórias. Também se buscará que as participações respeitem a equidade e a diversidade de gênero, o multiculturalismo e promovam o diálogo intergeracional. 

As participações com microfone aberto não poderão superar os 3 minutos. Este tempo servirá também para as intervenções de representantes governamentais dos países no programa (REPPIs). As participações por chat serão sistematizadas pela equipe da Unidade Técnica, e os aportes em formato de documentos serão recebidos pelo correio eletrônico programa@iberculturaviva.org.

.

Sobre a conferência

A Conferência Mundial da UNESCO sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável – MONDIACULT 2022 será realizada pela UNESCO 40 anos depois da primeira Conferência Mundial Mondiacult sobre Políticas Culturais celebrada na Cidade do México, em 1982, e 24 anos depois da Conferência Mundial da UNESCO sobre Políticas Culturais para o Desenvolvimento celebrada em Estocolmo (Suécia), em 1998. A Conferência Mundial UNESCO-MONDIACULT 2022 será acolhida de 28 a 30 de setembro de 2022 pelo Governo do México.

.

Saiba mais sobre Mondiacult: https://www.unesco.org/es/mondiacult2022

Inscreva-se para o conversatório: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/216/