Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

08

jul
2018

Em Notícias

Começa na Guatemala a 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental

Em 08, jul 2018 | Em Notícias |

Fotos: Ministerio de Cultura y Deportes de Guatemala

 

Uma oferenda de agradecimento à Mãe Terra deu início à Jornada de Culturas Vivas Comunitárias que abriu a programação da 9ª Reunião do Conselho Intergovernamental do Programa IberCultura Viva, este sábado de manhã na cidade de Antigua Guatemala.

Além dos representantes dos governos dos países integrantes do programa, estiveram presentes no primeiro dia do encontro cerca de 40 pessoas, representando 22 organizações culturais comunitárias guatemaltecas.

As Jornadas de Culturas Vivas Comunitárias foram organizadas conjuntamente pelo Movimento de Culturas Vivas Comunitárias da Guatemala e a Direção Geral de Desenvolvimento Cultural e Fortalecimento das Culturas do Ministério de Cultura e Esportes.

As atividades começaram no Palacio de los Capitanes com uma invocação realizada por Marco Antonio Juárez e palavras de boas-vindas de Rosa María Tacán, diretora geral do Desenvolvimento Cultural e Fortalecimento das Culturas do Ministério de Cultura e Esportes da Guatemala; de Mariela Aguirre, representante da organização Caja Lúdica, e de Diego Benhabib, por parte da presidência do IberCultura Viva.

Atividades lúdicas, dinâmicas de integração e rodas de conversas sobre avanços e desafios do Movimento de Culturas Vivas Comunitárias estiveram na agenda das organizações durante o dia.

Puntos de Cultura

A sessão no palácio terminou com apresentações sobre as experiências governamentais de três países em torno das políticas culturais de base comunitária. Diego Benhabib (Argentina), Estefanía Lay Guerra (Peru) e Alexander Córdova (El Salvador) falaram dos programas de Pontos de Cultura (em espanhol, Puntos de Cultura) implementados em seus países, e da experiência de trabalho conjunto entre Estado e sociedade civil.

A programação do primeiro dia também contou com um festival no Parque Central de Santa María de Jesús, com apresentações de canto maya Kaqchikel (por Chumilkaj Nicho), poesia LGBTIQ (por Manuel Tzoc), música maya de resistência (por Lucia Ixchiu, Festivales Solidarios) e rock maya (Baqtun Cero).

As Jornadas de Culturas Vivas Comunitárias seguem neste domingo com visitas a espaços culturais das comunidades de Santa María de Jesús (onde está prevista uma apresentação do grupo “Las Curanderas, teatro para curar el susto”) e San Juan del Obispo, onde está a Casa Museo Luis de Leon.

Tags | , ,