Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

06

jan
2017

Em Notícias

¡Enfrenta!: começa na Espanha o mapeamento de coletivos de comunicação, arte e cultura

Em 06, jan 2017 | Em Notícias |

Começam na segunda semana de janeiro, em Sevilha, as entrevistas e visitas do projeto ¡Enfrenta! – Mapeamento de Coletivos de Artivismo, Comunicação Alternativa e Cultura Livre na Espanha, um dos ganhadores do Edital IberCultura Viva de Intercâmbio, edição 2015. O projeto é uma iniciativa do coletivo brasileiro BaixaCultura em parceria com o espanhol ZEMOS98, com apoio do FotoLivre.org

O objetivo é fazer um mapeamento de coletivos que atuam na intersecção entre comunicação, arte e cultura livre na Espanha. Os realizadores do projeto buscam grupos que: a) produzem conteúdo de comunicação alternativa; b) partem do pressuposto da comunicação-ação, ou seja, além de produzir conteúdos, agem na realidade; c) utilizam-se de arte para propor ações ativistas de intervenção na realidade, ou para chamar atenção a uma determinada causa; d) adotam alguns princípios da cultura hacker, como o uso de ferramentas livres, em Creative Commons ou outras licenças, e a forte presença da ideia de transparência e do ideal “faça-você mesmo”.

O jornalista Leonardo Foletto (Baixa Cultura) e a fotógrafa Sheila Uberti (Fotolivre.org) foram os dois brasileiros que saíram de Porto Alegre (Rio Grande do Sul) rumo à Espanha, onde devem seguir até fevereiro. Entraram no roteiro as cidades de Madri, Barcelona, Sevilha, Bilbao e Valencia. A ideia é fazer um diário de viagem (no site https://enfrenta.org) e depois reunir o material coletado em um produto (um livro, um minidocumentário ou um especial multimídia, a depender do que consigam registrar).

Num primeiro mapeamento eles levantaram 50 iniciativas – destas, selecionaram 27 para a pesquisa. Segundo Leonardo, a Espanha foi o local escolhido por ser, dentre os países ibero-americanos, aquele que lhes pareceu concentrar a maior quantidade de “projetos instigadores que estão criando novos caminhos”

“São iniciativas que buscam na colaboração, no artivismo, na arquitetura de guerrilha, na intervenção urbana, na horizontalidade, no pensamento crítico, na cooperatividade, no software livre e na cultura hacker energia para realizar ações que criticam o sistema dominante (econômico, social, cultural, ambiental) e, às vezes ao mesmo tempo, propõem alternativas para sua transformação”, ressalta o jornalista.

Festival ZEMOS 98 (Foto: Julio Albarrán)

Quem são

Leonardo Foletto é um dos editores do BaixaCultura, coletivo que desde 2008 busca informar, divulgar e discutir “conceitos, acontecimentos e propostas ligadas à cultura livre e à (contra) cultura digital”. Além de realizar oficinas de cultura livre e mostras de filmes, o grupo tem um selo de publicações, pelo qual lançou o livro Efêmero revisitado: conversas sobre teatro e cultura digital, de Foletto, e os zines Pequenos grandes momentos da história da recombinação: deturnamento (2015) e La remezcla (2016). Também participou da coordenação do Congresso de Gestão Cultural Online, que reuniu mais de 40 coletivos da Ibero-América entre setembro e outubro de 2016.

Sheila Uberti, que também participa do projeto, é fotógrafa e midiativista. Está à frente do Fotolivre.org, projeto de experimentação virtual e presencial que reúne pessoas e projetos interessados em ter a fotografia como tema agregador para diversas ações, como processo e como produto. O FotoLivre.org apoia o ¡Enfrenta! com a produção web e audiovisual da documentação do projeto.

Na outra ponta do intercâmbio está um coletivo baseado em Sevilha, o ZEMOS98, que trabalha e investiga a cultura livre, a inovação social e as narrativas contemporâneas. Entre suas principais realizações estão a organização do Festival ZEMOS98, a coordenação da rede internacional Doc Next Network e o desenvolvimento de projetos como Macarena Remedia (uma intervenção no bairro Macarena para fomentar a alfabetização digital), Comunicacción (um programa formativo destinado a criar meios de comunicação em institutos) e Iuventus.TV (TV por internet sobre as práticas culturais dos jovens da Andaluzia).

 

Saiba mais:

https://enfrenta.org

twitter.com/enfrentaproyect

www.facebook.com/Baixacultura