Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

EDITAIS

11

fev
2021

Em EDITAIS
Notícias

Edital de Bolsas 2021: 486 postulações foram habilitadas; prazo de recursos terminou no dia 17 de fevereiro

Em 11, fev 2021 | Em EDITAIS, Notícias |

Entre 22 de dezembro e 1º de fevereiro, o programa IberCultura Viva recebeu um total de 502 inscrições para o Edital de Bolsas do Curso de Pós-graduação Internacional em Políticas Culturais de Base Comunitária de 2021. Os países com maior número de postulantes foram Colômbia (130), Peru (89) e Brasil (73). Na sequência vieram México (59), Chile (45), Argentina (40), Equador (22), Costa Rica (14), Espanha (12), El Salvador (9) e Uruguai (9).

Desse total, 21 foram consideradas não habilitadas por problemas com a documentação, a maioria por não ter anexado certificações de estudos ou trabalho ou por não ter apresentado a declaração jurada completa. O prazo para que essas pessoas apresentassem recursos à Unidade Técnica do programa e enviassem os documentos faltantes terminou no dia 17 de fevereiro. Cinco pessoas (1 do Equador, 2 de El Salvador e 2 do Peru) tiveram seus recursos aceitos.

 

Processo de seleção

As 486 pessoas que tiveram suas candidaturas habilitadas seguirão no processo de seleção e terão suas postulações analisadas por um comitê técnico que avaliará as candidaturas de acordo com os critérios e pontos estabelecidos no regulamento do edital. A seleção levará em conta a experiência em gestão cultural e/ou em gestão de políticas públicas de cultura, além da formação universitária em gestão cultural, artes, ciências sociais, humanas e econômicas.

As 88 bolsas que o programa concederá às pessoas candidatas serão repartidas equitativamente entre os 11 países participantes (serão 8 bolsas por país). A classificação final considerará as maiores pontuações obtidas em cada país, e ao menos 50% das pessoas selecionadas deverão ser mulheres. Quem pertencer a povos originários e/ou afrodescendentes receberá um ponto extra na avaliação. Só poderão ser selecionadas pessoas candidatas que tenham como mínimo 8 pontos.

As aulas da quarta turma deste curso virtual serão realizadas de abril a dezembro de 2021 pela plataforma de FLACSO Argentina. O resultado final do edital de bolsas será publicado até 20 de março na página web www.iberculturaviva.org.

 

⇒Confira a lista de candidaturas habilitadas após o prazo e análise dos recursos

(*Texto atualizado em 19 de fevereiro de 2021)

Tags | ,