Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

26

jul
2023

Em Notícias

Bogotá, Quilmes e Tempoal de Sánchez se somam à Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais

Em 26, jul 2023 | Em Notícias |

Um mês após a incorporação de Alto Biobío, Cauquenes e Curridabat, três novos municípios aderiram à Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais: Bogotá (Colômbia), Quilmes (Argentina) e Tempoal de Sánchez (México). Com o ingresso dessas três cidades, chega a 36 o total de municípios, províncias e estados que formalizaram sua participação desde maio de 2019, quando esta rede foi lançada oficialmente na cidade de Buenos Aires (Argentina), durante o 3º Encontro de Redes IberCultura Viva .

As cartas de aceitação foram enviadas esta semana aos municípios por Esther Hernández Torres, diretora geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do México e presidente do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva.

Conforme indicado pelas autoridades que enviaram seu pedido de adesão ao IberCultura Viva, esses três governos locais serão representados na rede por Fernando Martíns Collizzolli (Direção Geral de Relações Institucionais do Município de Quilmes), Catalina Valencia Tobón (Secretaria de Cultura, Recreação e Esporte de Bogotá) e Carlos Portilla Reyes (Diretoria de Educação, Cultura e Turismo de Tempoal de Sánchez).

Em seu pedido de incorporação, Néstor Rodolfo Rivera Pérez, prefeito de Tempoal de Sánchez (Veracruz, México), além de citar o órgão e a pessoa responsável por fazer as contribuições necessárias à rede, mencionou a intenção do município de realizar algumas ações em coordenação com o programa. Entre eles, o intercâmbio para o fortalecimento de políticas entre funcionários e técnicos, a realização de encontros em rede, a elaboração do inventário do patrimônio cultural imaterial para fins de salvaguarda, a geração de políticas públicas locais em benefício das organizações culturais comunitárias e a coordenação da rede de 18 organizações culturais comunitárias presentes no município.

.

Transformações para a paz

Na carta de adesão de Bogotá D.C., a prefeita Claudia Nayibe López Hernández destacou o Plano de Desenvolvimento Distrital “Um novo contrato social e ambiental para Bogotá 2020-2024” e os projetos de investimento destinados a fortalecer as capacidades dos/as agentes para a transformação dos ambientes, territórios e cidadania numa perspectiva territorial e assistencial, por meio da Secretaria da Cultura, Recreação e Desporto (SCRD). Entre esses projetos está o “Transformações Culturais para a Paz”, que visa transformar espaços identificados como ambientes conflituosos do ponto de vista social e cultural.

A prefeita também ressaltou o processo de intercâmbio de conhecimento com organizações comunitárias que vem sendo desenvolvido com a cidade de Guadalajara (Jalisco, México) por meio da iniciativa de Cooperação Triangular da União Europeia, na Ventana Adelante 2022. Guadalajara é membro da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais desde 2022 e sua participação também motivou a entrada de Bogotá nesta instância.