Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

28

maio
2021

Em Notícias

“Atrevidas, mulheres organizadas”: documentário mostra a força de lideranças de OCCs da região do Biobío, no Chile

Em 28, maio 2021 | Em Notícias |

A necessidade de assumir a cultura como motor indispensável para o desenvolvimento e a transformação ambiental motivou um grupo de lideranças femininas da região de Biobio, no Chile, a desenhar um projeto associativo da Mesa de Organizações Culturais Comunitárias de Biobio (OCC) e conseguir realizar um audiovisual com sua experiência.

Como parte do trabalho colaborativo e associativo das Organizações Culturais da Região do Biobio com a coordenação regional do Programa Red Cultura, determinou-se que o trabalho desenvolvido pela comunidade organizada em torno das questões ambientais fosse destacado. O registro audiovisual que foi feito de cada uma das experiências discutidas tornou-se um documentário que ficará como um registro das demandas, lutas e contribuições que um grupo de mulheres faz das comunidades.

Os responsáveis ​​pelo produto final pertencem à Transeúnte Films. Direção, edição e pós-produção, câmera e som também ficaram a cargo de mulheres da região. As organizações culturais que participaram deste registro são Colectivo Wenewen, Organización Malen Leubu, Agrupación Limpiemos CMPC, Agrupación Newen Kimün, Agrupación Rekrea, Agrupación Tejedoras de Nacimiento e Grupo Salvemos La Señoraza.

Conforme indicado, essas organizações “entendem a cultura como uma forma de ser e fazer o seu presente e também o futuro que desejam. Nesse sentido, a defesa territorial e a conscientização socioambiental são problemas primordiais no trabalho comunitário ”.

Confira o documentário:

Texto: Coordenação nacional do componente OCC Red Cultura/Ministerio de las Culturas, las Artes y el Patrimonio