Notícias
Está aberta a convocatória de 2019 do Programa de Apoio às Culturas Municipais e Comunitárias do México
Em 06, mar 2019 | Em Notícias |
A três décadas da criação do Programa de Apoio às Culturas Municipais e Comunitárias (PACMyC), a Direção Geral de Culturas Populares Indígenas e Urbanas (DGCPIU) da Secretaria de Cultura do Governo do México abre a convocatória 2019 que contempla novas formas de participar e maiores montantes econômicos de apoio.
Esta edição amplia as possibilidades de promover a cultura comunitária fomentando a diversidade, o não racismo e a inclusão. Os interessados podem participar de duas formas, através de uma intervenção ou um projeto cultural.
Para solicitar o apoio econômico dos projetos de intervenção, as comunidades devem elaborar uma proposta a partir de uma nota descritiva simples que assinale o problema a abordar. No caso do projeto cultural, devem incluir síntese, objetivo, duração, calendário de atividades e resultados.
A segunda mudança do PACMyC são os novos montantes dos estímulos. Populações indígenas, afrodescendentes, grupos vulneráveis e comunidades rurais e urbanas que apresentarem uma proposta de intervenção poderão receber um estímulo econômico máximo de 40.000 pesos e as que apresentarem projetos culturais poderão obter o máximo de 100.000 pesos.
Os interessados podem estar agrupados em coletivos, confrarias, conselhos de idosos, organizações da sociedade civil, criadores ou especialistas nos âmbitos do Patrimônio Cultural Imaterial de México.
A Direção Geral de Culturas Populares Indígenas e Urbanas propõe que as propostas do PACMyC se desenvolvam nos seguintes âmbitos: cosmovisões, práticas de comunalidade, artes populares, culturas alimentares, tecnologias tradicionais e pedagogias comunitárias.
Confira as bases da convocatória:
https://www.culturasyartes.oaxaca.gob.mx/wp-content/uploads/2019/03/DGCP-fi-PACMyC-2019-1.pdf
Fonte: Secretaría de Cultura del Gobierno de México