Cultura Viva
20 Anos de Cultura Viva: um ato de celebração da “história vitoriosa” da política nacional de base comunitária
Em 14, jul 2024 | Em Cultura Viva, Notícias, Países membros |
(Fotos: Amanda Tropicana/MinC)
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Depois de três dias de reflexões, diálogos, debates e rodas de saberes – e tambores, cantos e danças e amorosidades –, o Encontro Nacional Cultura Viva 20 Anos chegou ao fim com um cortejo e um ato de celebração em Salvador (Bahia), no sábado 6 de julho. Participaram do encerramento a ministra da Cultura, Margareth Menezes; o ex-ministro Juca Ferreira; a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura e presidenta do IberCultura Viva, Márcia Rollemberg, entre outras autoridades, gestores/as, pesquisadores/as, mestres/as e fazedores/as de cultura de todas as regiões do Brasil.
No palco da Casa Rosa, além de citar algumas pessoas que contribuíram para a construção “dessa história vitoriosa que é a política de Cultura Viva”, a ministra lembrou as Bases de Apoio Cultural, que acabaram sendo uma semente para a construção e implementação da política Cultura Viva. Mandou, também, um abraço a todos os Pontos e Pontões de Cultura, “que são protagonistas e potencializadores das expressões e manifestações culturais, da memória, da identidade cultural do Brasil, a partir dos territórios”.
“Como chamas acesas em nosso país, ponteiros e ponteiras representam a pluralidade da nossa diversidade cultural em todas as mais diversas expressões e manifestações e pensares culturais, nas periferias, nas favelas, nas comunidades indígenas, nos quilombos, nas comunidades tradicionais, nas comunidades ribeirinhas, nas florestas, no campo, nas cidades. Cultura digital, cultura tradicional, cultura popular, cultura contemporânea, das juventudes, das infâncias, dos idosos. São espelhos da potencialidade cultural brasileira”, complementou.
Margareth Menezes também destacou que a Política Nacional Cultura Viva é resultado de um longo processo de escuta, de diálogo, de debate, envolvendo a sociedade civil, Pontos de Cultura, parlamentares, gestores municipais e estaduais e universidades. “É uma política construída por muitas pessoas. É um legado do povo brasileiro. A Cultura Viva materializa a conexão entre cultura, educação, desenvolvimento, inclusão social, cidadania, como política de cultura abrangente e descentralizada, em rede e em diálogo, junto com as comunidades, com os territórios, com todo o Brasil”.
Segundo ela, ao longo desses 20 anos, a política Cultura Viva demonstrou “a resiliência das pessoas, a força do fazer cultural de base comunitária, como ferramenta de transformação social, inclusão, e geradora também de emprego e renda”. “De maneira significativa, esta política parte da necessidade de construção de um mundo mais justo, mais igualitário, guiado por valores democráticos e justiça social. (…) “Como disse um dia Gilberto Gil, se a partir de um ponto a gente pode refazer o mundo, a partir de muitos pontos reunidos, fortes e visíveis, presentes, ativos, vamos desenhar muitas linhas para mudar as coisas e derrotar os preconceitos”.
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Uma ideia que surgiu numa conversa informal
Juca Ferreira, que em 2004, ano de lançamento do Cultura Viva, era secretário-executivo do ministro Gilberto Gil, contou que a ideia do programa nasceu nos primeiros meses do governo Lula. Segundo ele, depois de assumir o Ministério da Cultura em janeiro de 2003, Gil criou uma rotina com sua equipe: todos os dias, em torno das 18h, havia uma conversa informal na sala do ministro. Nessa roda, sem ordem pré-estabelecida, as pessoas que tinham saído para fazer suas tarefas contavam o que tinham visto, as ideias que haviam tido, as ideias que alguém havia sugerido. “Foi um dos momentos mais ricos do Ministério da Cultura”, lembrou Ferreira, que assumiria a Pasta em 2008.
Numa dessas conversas, Gil disse que por todo lugar onde andava era procurado por mestres da cultura popular. Uma turma que até então não era lá muito considerada no Ministério da Cultura, sempre cheio de confetes para a “arte consagrada”, para a elite brasileira. E ele foi logo perguntando aos gestores e gestoras: o que fazer com isso? “Essa provocação de Gil gerou uma conversa animadíssima. Todo mundo que estava ali tinha contato com grupos de capoeira, cineclubes, grupos de arte urbana, maracatus, era uma quantidade enorme. Aí, depois de muita conversa, ele me disse: ‘Juca, tome conta disso’”. Pesquisando aqui e ali, o então secretário-executivo chegou ao nome de Célio Turino para conduzir esse projeto, à altura da grandeza que queriam que tivesse.
As dificuldades, no entanto, foram muitas, “imensas”. Inclusive porque o Estado, segundo ele, muitas vezes não está organizado para prestar serviços, mesmo quando tem a intenção de fazê-lo. “É preciso revolucionar o Estado brasileiro, colocá-lo a serviço do conjunto da sociedade. É preciso interromper essa continuidade da escravidão, do colonialismo. Somos uma das sociedades mais diversas e ricas culturalmente do mundo. A riqueza cultural da América Latina é gigantesca”, ressaltou.
Para Juca Ferreira, uma sociedade precisa de uma base cultural diversa, capaz de representar o conjunto da população. “O Brasil é uma Babilônia em termos de reunião de povos de todo lugar do mundo. Isso não é um problema, isso é uma riqueza. E os Pontos de Cultura são as expressões dessa rica diversidade cultural que nós temos. É preciso fortalecê-la, incentivá-la, valorizar os mestres, valorizar esses grupos culturais. Não existe coesão nacional de nenhum povo se a cultura não une. A cultura está acima da política nesse aspecto. O gaúcho, o mato-grossense, o baiano, o carioca, o paulista, o mineiro, o paraense tem que desenvolver o sentimento de pertencimento a uma mesma nação e saber que nós somos diferentes, mas aí é que está a nossa riqueza.”
Uma política com quatro dimensões
Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, ressaltou que essa política tem quatro dimensões importantes: sua poética, sua estética, sua métrica e sua ética. Segundo ela, a poética vem do conceito do “do-in antropológico” lançado por Gilberto Gil, quando reconhece a relevância de incluir “os pontos de cultura” no fomento cultural. A métrica (“que agora tem que ter o tamanho do Brasil”) vem com a ministra Margareth Menezes, neste momento de “maioridade” e investimento histórico. A dimensão estética, por sua vez, garante a gestão compartilhada e participativa, da sociedade civil e do poder público. Já a dimensão da ética tem a ver com o seu propósito, de impactar de forma positiva a vida das pessoas e de suas comunidades.
“Cultura Viva é o exercício do amor, como diz Cris Alves. Cultura Viva são as culturas indígenas, as culturas populares e tradicionais, as culturas de matriz africana, as culturas ciganas, tantas vezes invisibilizadas e ainda necessitando seu lugar, seu espaço. E esse Brasil precisando compreender a sua história, a sua afro-latinidade, a sua essência como país, para poder andar para frente, mirar o futuro e construir um país menos desigual, com menos violência, com uma juventude viva. Cultura viva, sociedade viva”, completou a secretária.
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Um evento com quatro eixos estruturantes
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, foi uma das entidades organizadoras deste encontro, que teve como base quatro eixos estruturantes: Memória, Reflexão, Futuro e Celebração. Buscando dialogar com elementos do passado para refletir sobre o presente e seguir tecendo o futuro, o evento procurou dar aos mestres e mestras das culturas populares e tradicionais um lugar de destaque em todas as atividades realizadas. A programação foi feita em conjunto com a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura (CNPdC) e o Consórcio Universitário Cultura Viva.
Formado para a realização do projeto “20 anos de Cultura Viva: pesquisa e formação”, que será desenvolvido ao longo de dois anos e meio, o Consórcio integra estudantes de graduação e de pós-graduação, professores/as e pesquisadores/as de três universidades: Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). A ideia do grupo é contribuir para a reformulação conceitual e institucional da ação governamental da Política Nacional Cultura Viva.
“A gente queria muito deixar esse gesto de como é importante que o poder público olhe para a universidade como um parceiro. Um parceiro que pode ajudar a implementar a política pública, pode ajudar na conexão entre o saber acadêmico e o saber tradicional e comunitário”, comentou Guilherme Varela, professor da UFBA.
“Aprendemos com essa rede a repensar a troca, a prática tradicional, a prática comunitária, mas ainda precisamos aprender muito mais. E aqui nos colocamos, consorciadamente, a serviço da sociedade, das comunidades, para que a gente consiga dar toda a potência que essa política merece”, completou Deborah Rebello Lima, representante da UFPR no Consórcio Universitário.
Em nome da Comissão Nacional de Pontos de Cultura, Marcelo das Histórias abriu o ato de celebração lembrando que “a cultura nasceu irmanada, germinada com a natureza” e que tem o poder de gerar a dominação ou libertação dos povos. “Ponteiros e ponteiras, numa trajetória de 20 anos, reconectando e ressignificando cultura e natureza, chegaram a vários países da América Latina. E quando a pandemia chegou, os Pontos de Cultura seguraram o rojão com a (Lei de) Emergência Cultural. Depois a gente construiu, junto com o Congresso Nacional, a Lei Paulo Gustavo, a Política Nacional Aldir Blanc. Agora que fazemos 20 anos, temos um grande desafio no pensar, no sentir, no agir. Que cada um de nós carregue no coração, na mente e no corpo, a alegria e o amor que a Cultura Viva tem e proporciona.”
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Confira o vídeo da transmissão do ato de encerramento no canal do MinC no YouTube:
https://www.youtube.com/live/MLpBmf7-2Z4?si=ejrIgLvTohuvh8ns
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