Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

11

Apr
2016

EmNotícias

Inscrições abertas para o edital de Pontos de Cultura da Costa Rica

Em11, Apr 2016 | EmNotícias |

arte-pontosdeculturaA Direção de Cultura do Ministério de Cultura e Juventude de Costa Rica lançou em 4 de abril o segundo edital do Fundo Pontos de Cultura. O primeiro, realizado em 2015, respaldou iniciativas de 21 organizações com uma grande diversidade em suas temáticas e áreas de ação. Os interessados em participar do concurso devem entregar duas cópias do formulário 2016 nos escritórios da Direção de Cultura até 30 de junho de 2016. O regulamento e o formulário para apresentação de projetos estão disponíveis no site www.dircultura.go.cr.

Pontos de Cultura é um programa de estímulos e sinergias voltado para o fortalecimento de organizações, redes, iniciativas coletivas e espaços socioculturais vinculados com a promoção da diversidade cultural, a economia social solidária e a salvaguarda do patrimônio cultural e natural.

As categorias do fundo concursável são quatro: a) arte para a transformação social; b) meios e propostas de comunicação comunitária; c) fortalecimento organizacional e d) cultura para o bem viver.

vocesnuestras08-formacion-incidencia-formacion

A Associação Voces Nuestras foi uma das 21 organizações selecionadas no primeiro edital do Fundo Pontos de Cultura, em 2015

As categorias

A primeira categoria abarca projetos que, por meio de diversas manifestações artísticas e educativas, e a promoção e vivência dos direitos humanos para uma sociedade justa e equitativa, fortaleçam a autoestima, o pensamento crítico, a criatividade e a identidade das pessoas e comunidades, assim como a convivência, mediante espaços de expressão e/ou aprendizagem artística.

Se entende por “cultura para o bem viver” projetos que contribuam para fortalecer a economia solidária, a ecologia, a soberania alimentar e o direito à alimentação, à interculturalidade, à diversidade cultural, à equidade de gênero, assim como o fomento à vida saudável e em comunidade, incluindo projetos que promovam a apropriação positiva de espaços culturais, urbanos e rurais para sua recuperação e uso, e projetos vinculados a casas e centros culturais.

A categoria de comunicação busca iniciativas inovadoras e não comerciais, enfocadas na expressão das identidades, manifestações e temáticas próprias de diversos setores e comunidades.

A de fortalecimento organizacional, por sua vez, é dirigida a projetos que contribuam para a promoção de diálogos, sinergias, capacitações, o intercâmbio de experiências e saberes, assim como aos que buscam o avanço e cumprimento das políticas públicas e dos programas de trabalho relacionados com o exercício dos direitos culturais e que envolvem a cidadania organizada na tomada de decisões e nos diálogos com o setor público e/ou privado.

Prazos e recursos

O programa está dirigido a organizações com personalidade jurídica e sem fins de lucro, cujo fazer sociocultural impacta positivamente na sociedade. Podem ser apresentados projetos cujas necessidades de financiamento requeiram até um máximo de ¢10.000.000 (dez milhões de colones, cerca de 18.500 dólares). Será financiado um máximo de 70% do custo total – sendo necessário, portanto, que o projeto conte com ao menos  30% de financiamento por meios externos, devidamente respaldados por cartas ou certificados.

A execução dos projetos beneficiários deverá ser realizada no prazo proposto em sua formulação, que não poderá ser inferior a seis meses nem superior a um ano. Os projetos selecionados para serem desenvolvidos em 2017 serão anunciados até o fim de novembro de 2016, no site www.dircultura.go.cr.

Mais informações: puntos@dircultura.go.cr.

Perguntas frequentes

Bases de participação – Edital 2017

Formulário Pontos de Cultura 2017