Image Image Image Image Image
/ /
Scroll to Top

Para o Topo

Notícias

11

Feb
2019

EmNotícias

Entrelaçando Experiências: iniciativa dos Pontos de Cultura da Argentina inspirou a convocatória em nível regional

Em11, Feb 2019 | EmNotícias |

O edital IberEntrelaçando Experiências, lançado em dezembro pelo programa IberCultura Viva, é inspirado em uma iniciativa nascida na Argentina em 2014, dentro da Rede Nacional de Pontos de Cultura. Neste espaço de intercâmbio de saberes criado para difundir, potencializar e fazer circular os conhecimentos que os Pontos de Cultura vinham adquirindo graças a suas práticas em território, foram realizadas mais de 40 oficinas em diferentes comunidades da Argentina entre 2015 e 2017.

A  proposta agora é a de ampliar o intercâmbio de Entrelaçando Experiências para a região ibero-americana, fomentando a circulação de conhecimentos de forma horizontal entre organizações culturais comunitárias e/ou povos indígenas. Assim como o modelo argentino, o edital permite que as organizações ofereçam oficinas e capacitações que já desenvolvem em seus territórios (e querem compartilhar em outras localidades) e/ou solicitem propostas de formação para suas comunidades.

IberEntrelaçando Experiências está dividido em duas etapas. A primeira, com inscrições abertas até 15 de março de 2019, é para construir o Banco de Saberes da Cultura Comunitária. Nesta etapa, integrantes de organizações culturais comunitárias e/ou povos indígenas dos 22 países ibero-americanos (*) colocam à disposição de outras organizações uma proposta de intercâmbio com formato de oficina. Uma ou duas  pessoas devem estar a cargo desta oficina: serão os facilitadores do intercâmbio no território de acolhimento.

Na segunda etapa do edital, que terá início em 15 de maio, organizações culturais comunitárias e/ou povos originários dos 12 países integrantes do programa IberCultura Viva (**) vão poder solicitar uma daquelas propostas inscritas no banco de saberes. Para que a capacitação ou oficina se realize em suas localidades, a comunidade anfitriã deverá oferecer hospedagem e alimentação à(s) pessoa(s) facilitadora(s), além dos traslados internos, enquanto dure a atividade combinada.

O programa IberCultura Viva se encarregará da compra de passagens aéreas e seguros de viagem para a(s) pessoa(s) facilitadora(s) do intercâmbio. Não haverá transferência de fundos para os projetos.

Taller “Gestión y producción. Un arte imprescindible y casi siempre visible”, del Grupo Comunitario Matemurga (Buenos Aires)

 

(*) Os 22 países ibero-americanos são: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
(**) Os 12 países integrantes do programa IberCultura Viva são: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba (país convidado), Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Peru e Uruguai.

 

Leia também:

Como inscrever-se no Edital IberEntrelaçando Experiências

 

Confira o regulamento do concurso: https://bit.ly/2Ed7ewc

Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/47/ (em português)

https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/45/ (em espanhol)

Consultas: programa@iberculturaviva.org