Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

15

maio
2019

Em Notícias

3º Encontro de Redes IberCultura Viva terá transmissão ao vivo nesta quinta-feira

Em 15, maio 2019 | Em Notícias |

Representantes de 18 municípios, províncias e departamentos que contam com políticas culturais de base comunitária estarão presentes no 3º Encontro de Redes IberCultura Viva, que se realizará amanhã (16/05) e na sexta-feira (17/05) na cidade de Buenos Aires, na Argentina. Os dois dias de atividades terão transmissão ao vivo na página de IberCultura Viva no Facebook a partir das 9h (amanhã) e das 14h (na sexta-feira).

Esta segunda reunião do grupo de trabalho de governos locais formado em Quito (Equador) em novembro de 2017, durante o 3º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária, tem como objetivo a ampliação do grupo e a constituição de uma agenda de trabalho intersetorial para 2019/2020. Nas duas jornadas serão realizadas tarefas de formação e se abrirá um espaço de intercâmbio para a construção da agenda.

As atividades incluem uma capacitação para a implementação do Guia de Autoavaliação em Políticas Culturais Comunitárias, uma capacitação para o uso de ferramentas de medida de impacto de políticas culturais de base comunitária e uma capacitação para o uso da plataforma Mapa IberCultura Viva. Também está previsto um encontro com representantes de organizações e coletivos participantes do 4º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária.

A criação da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais é um dos avanços que serão formalizados neste encontro. A rede tem como objetivo geral fortalecer e promover o desenvolvimento de políticas culturais de base comunitária em nível local. Entre seus objetivos específicos estão o  fomento de atividades de intercâmbio e cooperação entre redes e organizações culturais comunitárias de diferentes cidades e provìncias, e a articulação das ações desenvolvidas por IberCultura Viva em nível local.

O 3º Encontro de Redes é uma das atividades que o programa IberCultura Viva promove esta semana na cidade de Buenos Aires durante o 4º Congresso Latino-americano de CVC. Outro é a capacitação para a plataforma Mapa IberCultura Viva, que começou ontem e segue hoje, destinada a funcionários públicos de nove países membros do programa. No sábado, 18 de maio, dia do encerramento do congresso, será a vez da 11ª Reunião do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva.

Confira a agenda do encontro:

DIA 2- Quinta-feira, 16 de maio

9:00 Abertura – Palavras de boas-vindas da Secretaria de Cultura da Argentina
9:10 Apresentação de governos locais presentes e avanços do GT
10:00 Apresentação de “Ferramentas de gestão: Guia para a autoavaliação de políticas
culturais de base comunitária”.
10:45 Pausa para café.
11:00 Capacitação sobre a implementação do guia de autoavaliação de políticas culturais
de base comunitária.
13:00 Almoço
14:00 Capacitação sobre a implementação do guia de autoavaliação de políticas culturais
de base comunitária.
16:00 Pausa para café
16:15 Capacitação sobre o uso do Mapa IberCultura Viva
17:00 Painel sobre experiências de gestão cultural comunitária participativa

DIA 2- Sexta-feira, 17 de maio
14:30 Conversatorio “Por uma rede de cidades e governos locais para a cultura
comunitária”.
16:00 Pausa para café
16:15 Estabelecimento de agenda e ações para o GT de governos locais
19:00 Lançamento da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais – Foto oficial

 

Leia também:

Representantes de governos locais se reúnem em maio no 3º Encontro de Redes IberCultura Viva, na Argentina

Tags | ,