Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

26

jun
2023

Em Notícias

“Vinculação comunitária”: um espaço de formação para os participantes do Banco de Saberes e Boas Práticas do Espaço Cultural Ibero-americano

Em 26, jun 2023 | Em Notícias |

.

Nos dias 12, 14 e 16 de junho, foi realizada a formação “Vinculação comunitária”, oferecida pelo Banco de Saberes e Boas Práticas do Espaço Cultural Ibero-americano às pessoas responsáveis pelos projetos incorporados na convocatória lançada há um ano. O  curso foi ministrado de modo virtual por Miriam Barrón, artista visual e gestora cultural que desde 2008 forma parte da equipe educativa do Museo Universitario Arte Contemporáneo (MUAC) na Cidade do México.

Todas as pessoas responsáveis pelos projetos que se somaram ao Banco de Saberes e Boas Práticas foram convidadas a participar desta capacitação de maneira gratuita. Se inscreveram 25 pessoas, de 24 instituições, procedentes de 10 países ibero-americanos: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Paraguai, Peru e Uruguai. 

As sessões tiveram cerca de 2 horas e meia de duração, começando às 8:00 do México (11:00 de Argentina e Brasil), e contaram com a participação das Unidades Técnicas dos programas de cooperação IberCultura Viva e Ibermuseus, que levam adiante esta iniciativa. Estiveram presentes em cada jornada entre 19 e 23 pessoas.

Neste espaço de formação, os/as representantes de museus, coletivos e organizações culturais comunitárias que integram o Banco de Saberes e Boas Práticas também puderam apresentar os projetos que desenvolvem em seus territórios, trocar experiências e conhecer um pouco mais da diversidade de práticas culturais que se apresentam nesta plataforma. Depois se distribuíram em grupos (salas) para refletir sobre conceitos como “coletividade”, “rede” e “comunidade”, e compartilhar seus sentimentos como “sonhadores e sonhadoras de outros mundos possíveis”.

.

A plataforma

O Banco de Saberes e Boas Práticas do Espaço Cultural Ibero-americano foi lançado em 21 de junho de 2022, com o objetivo de promover o diálogo intercultural e valorizar o papel da cultura como agente transformador de condições e imaginários, na melhoria da qualidade de vida das pessoas, de sua saúde mental e emocional e, ao mesmo tempo, como promotora de sociedades mais justas.

Os primeiros projetos que se somaram a esta plataforma virtual haviam sido contemplados nos editais de ajudas implementados pelos programas IberCultura Viva, Ibermuseus e Iber-rutas entre 2020 e 2021, e também em 2019, mas desenvolvidos no contexto da pandemia de Covid-19. Os demais foram incorporados por meio da convocatória de projetos que foi lançada para reunir experiências que pusessem em evidência a contribuição da cultura para o bem-estar social. Esta convocatória esteve aberta entre 21 de junho e 31 de julho de 2022. Foram selecionados 57 projetos, provenientes de 12 países: Argentina (2), Bolívia (1), Brasil (6), Chile (7), Colômbia (3), Costa Rica (1), Equador (1), Espanha (5), México (12), Paraguai (1), Peru (13) e Uruguai (5).

Ao dar visibilidade a estas iniciativas territoriais e comunitárias, espera-se que as boas práticas possam servir de referência para outros agentes e instituições na implementação de projetos em seus campos de atuação. A intenção é a de que a plataforma expanda suas fronteiras, englobando projetos dos demais programas do Espaço Cultural Ibero-americano, assim como iniciativas independentes. Desta forma, poderia configurar-se em um instrumento da Cooperação Ibero-americana, em um mecanismo de troca de experiências sobre participação cidadã inclusiva e intercultural.

O Banco de Saberes e Boas Práticas do Espaço Cultural Ibero-americano é um banco de acesso livre, autogerido e disponível para que qualquer pessoa, de qualquer país ibero-americano, possa identificar as iniciativas nele reunidas. Esta plataforma está aberta a todas as iniciativas e instituições que desejem integrar este espaço como potencial ferramenta para o conhecimento, reconhecimento e ampliação de possibilidades a partir do acesso a boas práticas e informação.

O registro das práticas se realiza exclusivamente pela plataforma web (clicando no botão “Registrarse”). Serão bem-vindas todas as iniciativas que valorizem o papel da cultura como agente transformador de condições e imaginários. 

.

Saiba mais: www.bancodesaberesiberoamericano.org