Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Destaque

30

nov
2021

Em Destaque
EDITAIS
Notícias

Videos de seis países são selecionados no concurso “Juventudes e cultura comunitária”

Em 30, nov 2021 | Em Destaque, EDITAIS, Notícias |

Dez vídeos de pessoas de seis países foram selecionados no Concurso de vídeos “Juventudes e cultura comunitária – O protagonismo dos e das jovens como agentes de mudança social”. Os trabalhos premiados são provenientes de México (3), Colômbia (2), Peru (2), Brasil (1), Costa Rica (1) e Argentina (1). Cada um deles receberá 500 dólares.

O edital, que teve inscrições abertas entre 13 de julho e 30 de setembro no Mapa IberCultura Viva, recebeu um total de 60 postulações, das quais 48 foram consideradas habilitadas e seguiram para a segunda etapa do processo de seleção. Os 10 curtas selecionados foram os que obtiveram maior pontuação em cada país participante.

Os critérios de avaliação incluíram a adequação aos objetivos do tema, a realização técnica, a clareza da proposta e a metodologia de produção (coletiva, comunitária ou participativa). Vídeos realizados por mulheres, pessoas transgênero ou integrantes de povos originários/indígenas ou afrodescendentes, bem como aqueles realizados com modelos horizontais de produção audiovisual, que contemplem a participação e inclusão, foram considerados com maior pontuação.

.

O edital

O concurso “Juventudes e cultura comunitária” foi lançado por IberCultura Viva com o propósito de premiar vídeos de 1 a 3 minutos de duração realizados por pessoas de 18 a 29 anos residentes nos países membros do programa: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, México, Peru e Uruguai. 

Os vídeos poderiam pertencer a qualquer gênero audiovisual (documentário, ficção, animação, experimental, jornalístico, entre outros) e deveriam abordar práticas de trabalho comunitário ou experiências realizadas por jovens, seja por meio de coletivos informais ou organizações culturais comunitárias, povos originários, indígenas e afrodescendentes.

Com este concurso o programa buscava reconhecer, dar visibilidade e compartilhar atividades vinculadas, por exemplo, a Pontos de Cultura, centros culturais, rádios comunitárias, associações de bairro ou grupos de produção artística comunitária, nas quais jovens têm liderado processos comunitários como agentes de mudança.

.

Confira a lista de vídeos selecionados:

Informação às Pessoas Interessadas III:  Etapa de Avaliação – Concurso de vídeos “Juventudes e cultura comunitária”

.

(Foto em destaque: Cobertura colaborativa. Emergências, Rio de Janeiro, 2015)