Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

08

out
2022

Em Notícias

Está chegando o 5º Congresso Latino-americano de CVC

Em 08, out 2022 | Em Notícias |

Começa neste sábado, 8 de outubro, no Peru, o 5º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária. Ao longo de 8 dias, sob o lema “Tecendo esperança e solidariedade para o bem viver”, serão realizadas mais de 50 atividades, entre debates, palestras, oficinas, assembleias, feiras, apresentações artísticas e lançamentos de livros, com o objetivo de difundir a riqueza da diversidade de expressões da cultura comunitária, bem como da importância das políticas que a promovem.

Esta quinta edição do encontro, que terá formato itinerante, será realizada de 8 a 12 de outubro nas sedes de Lima (Lima Centro, Ate-Vitarte e San Juan de Lurigancho), e de 13 a 15 de outubro em Huancayo, na região de Junín. A programação inclui espaços de diálogo e intercâmbio de saberes, elaboração de planos de trabalho, apresentações artísticas e ações de incidência pública, integradas com uma abordagem de gênero e interculturalidade. 

.

Participação do IberCultura Viva 

Além de apoiar o evento com o Edital de Mobilidade, que ofereceu passagem aérea, inscrição e seguro viagem para 61 pessoas de 12 países, o programa IberCultura Viva participará da programação do 5º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária com uma série de atividades, desde a abertura do evento, no Ministério da Cultura, até o encerramento, no sábado, 15 de outubro, no Auditório Municipal de Huancayo. 

Estarão presentes no congresso a presidente do IberCultura Viva, Esther Hernández Torres, diretora geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura do Governo do México, e o vice-presidente, Federico Prieto, secretário de Gestão Cultural do Ministério de Cultura da Argentina. O programa também será representado por Diego Benhabib, coordenador do programa Puntos de Cultura na Argentina, e a equipe da Unidade Técnica.

.

.

Dois livros serão apresentados pelo IberCultura Viva na Feira de Saberes, no dia 12 de outubro, no Parque Cívico de Santa Clara, no distrito de Ate. Um deles é “Por todos los caminos: Puntos de Cultura en América Latina”, livro do escritor e historiador brasileiro Célio Turino que sai agora em formato digital, traduzido para o espanhol, com o apoio do programa. 

A outra publicação é “Redes en la Red. Relatos del 4º Encontro de Redes IberCultura Viva – Volume I”, uma compilação dos conversatórios “Gênero e cultura comunitária”, “Saúde comunitária”, “Educação popular, arte e transformação social”, que ocorreram em setembro e outubro de 2020, virtualmente. A publicação é o terceiro volume da coleção que a Alcaldía de Medellín (Colômbia) vem desenvolvendo em conjunto com o IberCultura Viva. 

Também participam do encontro representantes da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais, que estarão nos Círculos da palavra (especialmente o círculo “Legislação e políticas públicas”) e agendaram atividades com organizações culturais comunitárias, apresentando experiências e boas práticas. 

Um projeto especial da Comissão de Formação da Rede de Cidades e Governos Locais também terá início no congresso: o Ciclo de Vídeodiálogos “Direitos Culturais e Cultura Viva”, desenvolvido em colaboração com a Secretaria Municipal de Culturas de Niterói. Haverá uma apresentação inaugural, no dia 11 de outubro, seguida do Laboratório “Rumo a uma Cátedra UNESCO em Direitos Culturais, Equidade Territorial e Cultura Viva”, dirigido a representantes de governos locais, organizações paraestatais e aliados dos municípios. 

Representantes do Grupo de Trabalho de Sistematização do IberCultura Viva, por sua vez, vão apoiar o 5º Congresso Latino-Americano do CVC com a sistematização de algumas atividades realizadas esta semana, entregando um documento com os resultados, articulação que foi possível com o apoio do programa.

.

Sobre o congresso

O Congresso Latino-americano de Cultura de Comunidade Viva é o espaço de intercâmbio presencial do Movimento Latino-americano de CVC. Acontece a cada dois anos (este no Peru estava previsto para 2021, foi adiado devido à pandemia de Covid-19) e permite que os participantes compartilhem aprendizados de suas experiências, analisem a situação política e social da região, definam metas comuns e articular ações para influenciar políticas que fortaleçam e multipliquem as práticas de CVC e seu impacto nas comunidades.

O encontro é organizado em torno dos chamados “Círculos da palavra”, que são espaços orgânicos do Movimento Latino-americano de CVC, onde se canaliza a participação, deliberação e decisão das organizações e das pessoas que fazem parte do movimento.

Cada círculo aborda um tema, e esses temas expressam áreas do trabalho comunitário realizado pelas organizações em seus territórios. São eles: Arte e cultura para a transformação social; Legislação e políticas públicas; Comunicação; Infância e juventudes; Povos originários; Gênero e diversidades; Por outras economias; Educação popular e criativa; Direitos humanos; Saúde e bem viver.

No 5º Congresso Latino-americano de CVC, integrantes dos Círculos da Palavra realizarão diagnósticos a partir de experiências concretas; apresentarão propostas que respondam aos aspectos positivos e negativos dos diagnósticos e discutirão formas de se organizar para realizar as propostas apresentadas.

Além dos Círculos da Palavra, o evento conta com as Assembleias, que são a instância máxima de deliberação e tomada de decisões do Movimento CVC; a Feira do Conhecimento, definida como “espaço de encontro e intercâmbio de saberes, experiências e sensibilidades”, e os Roteiros Culturais, que incluem passeios para conhecer e trocar conhecimentos com organizações que atuam nos territórios. Os chamados “intercâmbios artísticos” incluem atos simbólicos, desfiles ou caravanas, além dos festivais CVC que costumam estar na programação. 

.

Grupo Impulsor

O Grupo Impulsor (GI) do Congresso Latino-americano de CVC, que auto-organiza esta quinta edição do encontro, é uma rede de organizações de várias regiões do Peru e membro do Movimento Latino-americano de CVC. Esse grupo foi formado em 2019, após a plenária final do 4º Congresso Latino-americano de CVC, na Argentina, onde ficou acertado que o Peru sediaria a próxima edição. 

Confira a agenda do congresso

Perguntas frequentes

Saiba mais: https://linktr.ee/perucvc

Tags | ,