Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

03

ago
2023

Em Notícias

Uma série de festivais para celebrar a cultura comunitária: os projetos de El Salvador selecionados no Edital de Apoio a Redes 2023

Em 03, ago 2023 | Em Notícias |

(Foto: TNT. 26º Festival Artístico Chalateco e 16º Festival del Maíz, Chalatenango, 2022)

.

Os projetos salvadorenhos selecionados no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2023 preveem a realização de uma série de festivais até novembro de 2023. No departamento de Chalatenango serão realizados 27º Festival Artístico Chalateco e 17º Festival do Milho, e o Encontro Regional de Cultura Viva Comunitária e Festival Artístico “Tierra Viva”. Para o município de Panchimalco, estão programados quatro festivais no âmbito do projeto “Panchimalco, Tutechan, tuyulu”: o 1º Festival Gastronômico “Ichan Takwal: a comida dos antigos”; o 2º Festival Anona, San Isidro 2023; o 2º Feira de Milpa, Azacualpa 2023, e o 1º Festival de Artesanato “María Cleofes Rivera”.

.


* Nome da rede ou articulação e do projeto: 27º Festival Artístico Chalateco e 17º Festival del Maíz

.

O 27º Festival Artístico Chalateco e 17º Festival del Maíz, que ocupará o Anfiteatro San Antonio Los Ranchos de 24 a 26 de novembro, é um encontro que tem a arte comunitária como meio fundamental para traçar o vínculo entre as comunidades. Neste espaço é reforçada a ação social comunitária, onde crianças, jovens e adultos se tornam promotores da arte e da educação sociocultural.

O Festival Artístico Chalateco é realizado desde 1996 (suas três primeiras edições foram realizadas com o nome “Festival de Teatro Popular Chalateco”). O evento surgiu da necessidade de criar espaços que apresentassem as produções dos grupos comunitários de teatro. Com o tempo, evoluiu para se tornar uma referência nas artes cênicas, com vários grupos profissionais emergentes no país.

Em 2007, a Asociación Tiempos Nuevos Teatro (TNT), juntamente com outras entidades do município de San Antonio Los Ranchos, decidiu lançar o Festival del Maíz (Festival do Milho) como um esforço para resgatar uma das tradições perdidas no município durante o conflito armado interno salvadorenho. A partir dessas duas iniciativas juntaram-se esforços para criar espaços de encontro comunitário, de fruição das artes e de degustação de pratos da gastronomia local à base de milho.

O programa do festival inclui espetáculos multidisciplinares (teatro, dança, contação de histórias, música, palhaços, magia, etc.) e mostras de oficinas artísticas e psicossociais desenvolvidas pela Associação TNT. Através da estratégia “O festival em sua comunidade”, são realizadas apresentações artísticas em diferentes pontos do departamento de Chalatenango (comunidades e cidades em desenvolvimento), como forma de facilitar o acesso à arte e à cultura para as pessoas da região.

.

A rede

A Associação de Teatro Novos Tempos, que apresentou este projeto ao Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2023, existe desde 2004 no departamento de Chalatenango. É uma associação de gestão cultural voltada para crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos, criadora de espaços artísticos e socioculturais, inclusão, participação, organização, atendimento psicossocial e educação popular, permitindo melhorar a qualidade de vida da população por meio da arte transformadora.

A TNT realiza este festival artístico em conjunto com a Associação de Desenvolvimento Comunitário San Antonio Los Ranchos desde 2008, e a proposta deste ano também integra a Universidade Doutor Andrés Bello. As outras duas entidades participantes deste projeto são o coletivo La Voz de Romero e o Centro Cultural e Artístico Monseñor Romero.

Fundada em 2009, A Voz de Romero (La-VoR) é um coletivo de artistas de palco que promove a cultura e a dança contemporânea, a palhaçaria e o teatro no município de El Paraíso.O Centro Cultural e Artístico Monseñor Romero (Clamor), por sua vez, conta com escolas de artes voltadas para crianças e jovens, com teatro, violão, pintura, dança folclórica e oficinas psicossociais, serviços de biblioteca e espaços de encontro comunitário em Nueva Concepción.

(Fotos: TNT. 26º Festival Artístico Chalateco e 16º Festival del Maíz, Chalatenango, 2022)

.


* Nome da rede ou articulação: Coletivos e Organizações CVC em El Salvador

* Nome do projeto: Encuentro Regional de Cultura Viva Comunitaria y Festival Artístico “Tierra Viva”

.

Em 2022, Irreal Teatro, Agrupación Folclórica Maquilishuat e Asociación de Desarrollo Comunal María Asunción (Adescoma) de Izalco foram selecionados para participar do 5º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitaria no Peru. O evento, que passou por Lima e Huancayo de 8 a 15 de outubro, permitiu a estas três organizações articular trabalhos e trocar experiências sobre as atividades que desenvolvem nos seus territórios, em suas diferentes áreas, desde as artes cénicas até a conservação das tradições e culturas indígenas de El Salvador.

O Encontro Regional de Cultura Viva Comunitária e Festival Artístico “Tierra Viva”, que os três apresentaram no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalhos Colaborativos 2023, também é resultado dessa articulação iniciada no Peru. Além de fortalecer a rede, este evento no município de Chalatenango tem como objetivo dar visibilidade à celebração da Cultura Viva Comunitária no mês de outubro, quando completam oito anos do 2º Congresso Latino-americano de CVC em El Salvador e um ano do 5º Congresso no Peru.

A intenção das organizações, coletivos e participantes salvadorenhos que estiveram no 5º Congresso de CVC é reacender e fortalecer os vínculos de trabalho colaborativo e articulado das diferentes expressões da Cultura Viva Comunitária na zona central de El Salvador e, assim, proporcionar um espaço de reflexão e análise dos pontos que os unem para continuar contribuindo para os processos de transformação social da comunidade por uma cultura de convivência cívica, de paz da e para a comunidade.

A iniciativa busca contribuir para o fortalecimento dos processos de cultura comunitária em El Salvador, tanto pela possibilidade de compartilhar experiências e aprendizados, quanto na perspectiva de lançar estratégias coletivas, no campo social e institucional, e promover a campanha continental por 0,1% dos orçamentos nacionais para a Cultura Viva Comunitária.

Rodas de conversa, uma programação artística e cultural e uma feira gastronômica e artesanal estão previstas para o evento no município de Chalatenango. O Teatro Cayaguanca, uma das sedes do festival, é um espaço pertencente ao Ministério da Cultura onde se realizam diversas atividades para a população de Chalatenango e comunidades e cantões vizinhos.

.

Organizações participantes

A Associação Cultural Teatro Irreal, responsável pela administração do projeto, é uma entidade colombiano-salvadorense que tem quatro linhas de trabalho: cênica, negócios, educação e responsabilidade social. Nascida em Cartagena (Colômbia) em 2009, estabeleceu-se em El Salvador em 2011 com o objetivo de usar a arte como ferramenta de prevenção da violência, cultura de paz, reinserção social, educação, saúde mental e promoção dos direitos humanos. Desde 2015, a entidade atua junto à população privada de liberdade, gerando segundas chances a partir da arte.

O projeto também conta com a participação da Comunidade Indígena das Mesas Altares Maiores Nossa Senhora Maria Assunção e Pai Eterno, pertencente ao município de Izalco (departamento de Sonsonate), e a Agrupação Folclórico Maquilishhuat, criado em 2011 no município de Nueva Concepción (Chalatenango). Dedicada ao desenvolvimento de oficinas de danças folclóricas em centros educativos e à organização (desde 2018) do Festival Internacional Dançando en Pareja, Maquilishuat tem como principal objetivo tornar visíveis as raízes e os costumes dos povos por meio da dança, gerando espaços de participação que conduzam a uma cultura de paz.

.


* Nome da rede ou articulação: Conselho das Comunidades para a Transformação de Panchimalco

* Nome do projeto: Panchimalco, Tutechan, Tuyulu!

.

“Panchimalco, ¡Tutechan, tuyulu” (“nossa cidade, nosso coração”), proposta apresentada pelo Conselho de Comunidades para a Transformação de Panchimalco (COCOPAN), é uma iniciativa colaborativa das comunidades indígenas e não indígenas do município de Panchimalco, de El Salvador, que busca tornar visível o patrimônio cultural indígena de seu povo, fortalecer sua identidade e organização comunitária e posicionar a produção agrícola e artesanal local.

Para isso, quatro atividades serão realizadas neste segundo semestre de 2023: o 1º Festival Gastronômico “Ichan Takwal: a comida dos antigos”; o 2º Festival Anona, San Isidro 2023; a 2ª Feira de Milpa, Azacualpa 2023, e o 1º Festival de Artesanato “María Cleofes Rivera”.

Programado para o mês de junho, o 1º Festival Gastronômico “Ichan Takwal: a comida dos antigos” foi criado com a intenção de promover a revitalização de práticas gastronômicas ancestrais baseadas na recuperação de técnicas culinárias pré-hispânicas, pratos com valor ritual de comunidades indígenas, dentro de uma estratégia de fortalecimento organizacional.

(Foto: Cocopan)

A 2ª Festa da Anona, San Isidro 2023, a realizar-se em agosto, apresenta-se como um espaço de promoção da produção agrícola da zona sul do município e, especificamente, da produção de anona (anona diversifólia), da qual Panchimalco é o principal produtor do departamento.

A 2ª Feira Milpa, Azacualpa 2023, prevista para outubro, procura visibilizar e revalorizar a importância da cultura rural, da agricultura e dos saberes ancestrais das comunidades indígenas, como pilares da cultura indígena contemporânea.

Por fim, o 1º Festival de Artesanato “María Cleofes Rivera”, programado para  novembro, será uma homenagem aos artesãos indígenas de Panchimalco, cujo legado ainda vive no município, com demonstrações de processos artesanais e comercialização de produtos.

Com estes quatro festivais culturais, a rede espera reunir 400 crianças, jovens, pessoas adultas e idosas das comunidades de Panchimalco, participando ativamente, partilhando experiências, fortalecendo suas identidades e espaços organizacionais através do diálogo.

.

A rede

O Conselho das Comunidades para a Transformação de Panchimalco (COCOPAN) é uma rede colaborativa das comunidades indígenas e não indígenas do município de Panchimalco, fundada em março de 2021, e que atualmente reúne nove organizações. Seu principal objetivo é fortalecer a identidade cultural do município de Panchimalco, por meio da preservação, promoção e divulgação das manifestações culturais de suas comunidades.

Em 2021, foram realizados dois projetos coletivos. O primeiro, destinado às mulheres indígenas de suas comunidades, beneficiou mais de 100 mulheres, fortalecendo suas capacidades produtivas. No segundo, foram realizadas três festas comunitárias com o objetivo de divulgar a cultura indígena de Panchimalco. Em 2022, foram realizados a 1ª Tarde de Flores e o 1º Encontro de Mulheres Indígenas de Panchimalco.

(Fotos: Cocopan. 1ª Tarde de Flores, maio de 2022)

.

Participam do COCOPAN: Associação de Desenvolvimento Comunitário Indígena do Cantão San Isidro (ADESCOINSA); Associação de Desenvolvimento Comunitário Indígena do Cantão Azacualpa (ADESCOINAZ); Associação de Desenvolvimento Comunitário Indígena do Cantão Los Troncones (ADESCOINTRO); Associação de Mulheres Indígenas de Panchimalco (ASMUIPAN); Comissão de Artesãos e Empresários de Panchimalco; Comitê Indígena do Cantão Los Pajales; Comitê Indígena do cantão El Divisadero; Comitê Indígena do cantão Las Crucitas; Associação de Desenvolvimento Comunitário Prados de Amayón (ADESCO Amayón); Associação Cooperativa de Produção Industrial, Comercialização e Fornecimento de Bordados de Panchimalco Responsabilidade Limitada (Acopanchi de R.L.)

Tags | ,