Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

EDITAIS

01

mar
2023

Em EDITAIS
Notícias

Um guia para se candidatar à convocatória Cenzontle, uma Janela para as Línguas Originárias da Ibero-América

Em 01, mar 2023 | Em EDITAIS, Notícias |

Para se inscrever na convocatória “Cenzontle, uma janela para as línguas originárias da Ibero-América”, ​​​​é necessário primeiro se registrar como agente individual (a pessoa física responsável pela inscrição) na plataforma Mapa IberCultura Viva. Em seguida, com o perfil de agente previamente cadastrado, você pode iniciar a inscrição e preencher o formulário específico para este edital.

A seguir apresentamos um instrutivo que pode ajudar na hora do registro.

.

Como cadastrar agentes

Passo 1 | Registro

Na página inicial do Mapa IberCultura Viva, clique em “Entrar”.

.

Vá a “Registrarse” e faça seu cadastro de usuário/a, preenchendo as informações pedidas (e-mail e senha). Depois, clique em “registrarse”. Também é possível fazer o registro e o login no sistema pelas redes sociais (ao lado direito da página).

Obs: O campo “Registrarse” na página inicial é usado apenas na primeira vez. Nas próximas vezes, você deve clicar “Ingresar” para ter acesso ao seu perfil. (Caso tenha esquecido a senha cadastrada, clique em “Olvidé mi contraseña”).

.

Passo 2 | Editar perfil

Com o login cadastrado, você já pode criar o perfil do agente. Existem dois tipos de agentes na plataforma: individual e coletivo. Por agente individual entendemos pessoas físicas – artistas, produtores, autônomos que estão relacionados com as práticas culturais. Por agente coletivo entendemos organizações culturais comunitárias, entidades, povos indígenas, coletivos, grupos e instituições.

(*) Para participar desta convocatória, o responsável pela inscrição deverá apresentar seu perfil de agente individual.

.

Se for agente individual (pessoa física), preencha o cadastro com o número do CPF. Se for agente coletivo com personalidade jurídica, digite o CNPJ. Caso seja um agente coletivo sem personalidade jurídica, deixe o campo em branco. Na sequência, a data de nascimento é para pessoas físicas, e a de fundação, para pessoas jurídicas.

.

Na segunda parte do formulário, em “Localização”, escolha uma das duas opções (“Público” ou “Privado”). Se você escolher o primeiro, seu endereço ficará visível para todos e também estará no mapa georreferenciado.

Não é necessário que o agente identifique no mapa o local exato onde mora. Os agentes individuais que fazem parte de organizações ou coletivos com sede podem colocar este endereço no formulário. Também podem optar por registrar uma área aproximada no mapa. Caso o marcador não esteja localizado corretamente, ainda em modo “Editar”, clique em cima do balão vermelho e arraste-o até o local correto. A busca é feita sobre a base do Google Maps.

Opcional: No final do formulário de perfil é possível escrever um pequeno texto descritivo sobre o trabalho já realizado e adicionar algum conteúdo multimídia. Se você quiser adicionar um vídeo, clique em “Adicionar vídeo” e copie o URL do vídeo no campo “Endereço do vídeo”. Preencha o campo do título e clique em “Enviar”. Este vídeo precisa ser postado em uma plataforma como YouTube ou Vimeo.

.

Também é possível adicionar fotos à galeria clicando em “Adicionar imagem”. Se quiser adicionar outros conteúdos, à direita da página há uma aba exclusiva para disponibilizar materiais para download (tais como PDFs de livros, artigos e etc.) e uma aba para inserção de links.

Atenção: Não se esqueça que para cada etapa percorrida é necessário salvar os dados inseridos na parte superior direita da tela (“Salvar”).

Obs: Na primeira vez, ao fazer o registro, o agente é direcionado automaticamente para o perfil. Depois, será necessário clicar em “Editar” para poder acessar/modificar os dados do cadastro.

.

Passo 3 | Realizar inscrição

Quando você tiver o perfil de agente registrado, clique em “Editais” (na parte superior direita da tela) e procure aquele que aparece com o título “Cenzontle”: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/234/ .

Para iniciar a  postulação, clique no campo de busca, localize o nome do agente individual/pessoa física titular da inscrição (seu perfil de agente registrado anteriormente) e selecione “Realizar inscrição”.

O formulário aparecerá primeiro em espanhol e depois em português, e o sistema gerará um número de registro que deverá ser fornecido sempre que você entrar em contato com os programas IberCultura Viva e Ibermemoria Sonora y Audiovisual para obter qualquer informação sobre sua proposta.

Em seguida, você deve indicar de que país o projeto vem. É importante preencher este campo na inicialização.

.

Ao preencher o formulário você encontrará alguns campos com o botão “Enviar” para envio dos anexos obrigatórios, como cópia do documento de identidade. No caso da carta aval do povo indígena, avalizando a pessoa como representante da inscrição do projeto, existe um modelo para download. É necessário baixar, preencher os campos da carta aval, assinar, escanear ou fotografar o documento e enviar de volta (através do botão “Enviar”).

.

A primeira parte do formulário destina-se aos dados do representante do projeto. Na segunda parte devem estar os dados do povo indígena que apresenta o projeto, e na terceira, os dados do projeto.

O projeto pode ser enviado por escrito (utilize o botão “Enviar” para enviar o texto) ou por áudio/vídeo (neste caso deve ser inserido o link do vídeo ou áudio, que deve ser publicado em uma plataforma como YouTube ou Vimeo). Também é possível enviar poemas, desenhos, músicas ou outro arquivo que complemente a proposta.

.

É obrigatório o envio do orçamento e cronograma do projeto (estes campos possuem modelos para download adaptados ao idioma do país selecionado). Os projetos já realizados ou em desenvolvimento deverão ser acompanhados de fotografias, vídeos e/ou documentos comprobatórios.

Atenção: A qualquer momento é possível salvar os dados cadastrais através do botão “Salvar” na margem superior direita. Depois de fazer isso, você pode sair da plataforma e continuar em outro momento, antes do final do período de inscrição.

.

Passo 4 | Enviar a inscrição

A proposta será enviada para a participação no edital após o preenchimento de todos os campos obrigatórios e a inclusão de todos os anexos obrigatórios. Revise as informações antes de clicar em “Enviar inscrição”, localizado na parte inferior. Após o envio não será possível editar o formulário. A plataforma exibirá uma confirmação do envio: o dia e horário do envio aparecerá na tela destacada em verde.

Caso seu cadastro na plataforma não tenha sido completamente preenchido, não será possível enviar a inscrição. O sistema apresentará um alerta (um “!” vermelho que você deve clicar para saber onde está o problema).

Se o erro foi no cadastro do agente, será necessário acessar “Meu perfil” (clicando em seu nome ou foto de perfil) e editar seu cadastro, preenchendo todos os campos do formulário.

.

Atenção: O período de inscrição terminará em 28 de abril* de 2023, às 18h de Brasília e Buenos Aires (GMT-3) e às 15h no México Central. Após o horário de encerramento, a plataforma não aceitará o envio de inscrições.

.

Confira o regulamento do concurso

Adendo ao regulamento

.

Consultas: convocatoria.lenguas@gmail.com

Inscrições: https://mapa.iberculturaviva.org/oportunidade/234/

 

(*) Texto atualizado em 13 de abril de 2023, após o anúncio da prorrogação do prazo