Congresso Latinoamericano de CVC
Sexta edição do Congresso Latino-americano de CVC será em Michoacán, em abril de 2025
Em 14, Maio 2024 | Em Congresso Latinoamericano de CVC, Congressos, Notícias |
(Foto: Plenária final do 5º Congresso Latino-americano de CVC, Peru, 2002)
.
No dia 12 de março, o Grupo Impulsor México – responsável pela produção e organização do 6º Congresso Latino-americano de Culturas Vivas Comunitárias – anunciou o local e as datas do evento, que visa reunir organizações culturais comunitárias e membros do Movimento de Cultura Viva Comunitária para trocar e fortalecer relações entre aqueles que compõem as redes de Cultura Viva Comunitária de muitos territórios de Abya Yala. A sexta edição do congresso se realizará na comunidade indígena P’urhépecha de Cherán, em Michoacán, de 11 a 16 de abril de 2025.
O comunicado emitido em março menciona que o evento foi transferido para o ano que vem após uma análise situacional, diante de um período eleitoral que implica mudanças na situação política do México e nos movimentos institucionais.
Para as organizações no México, a sede escolhida é um espaço inspirador e ideal. Localizada no coração do planalto P’urhépecha, em Michoacán de Ocampo, Cherán é uma comunidade que se levantou de forma organizada em 2011 para defender as suas florestas e o território que se tornou a tradução mais próxima da defesa da vida, sob o lema “Pela segurança, por justiça e reconstituição do nosso território”. O fato de ser o primeiro município com pleno reconhecimento pelo exercício da autodeterminação continua a mudar a história do México, como um forte exemplo de poder comunitário para enfrentar os problemas e crises que afetam muitos territórios da América Latina. São vários os coletivos de Cherán que fazem parte da CVC desde o início de 2017.
O Grupo Impulsor e as redes que se organizam para produzir este encontro são formados por comunidades, coletivos, povos afro-mexicanos e indígenas, diferentes iniciativas com um objetivo comum: que as culturas comunitárias permaneçam vivas em suas diversas representações. O principal trabalho desta unidade surge da necessidade e do prazer de compartilhar as diversas tarefas culturais que sustentam a vida comunitária no México e na América Latina.
Para concretizar uma estratégia central que permita a produção do evento, o grupo está organizado em quatro comissões: Metodologia, Congresso, Finanças e Comunicações. Os temas centrais propostos para este 6º Congresso Latino-americano de Culturas Vivas Comunitárias serão: a) Organizações de base comunitária na criação de cultura viva comunitária; b) Povos afro-mexicanos e indígenas; c) Desapropriação dos territórios; d) Deslocamento forçado.
O Grupo Impulsor reconhece o valioso apoio dos espaços orgânicos do Movimento de CVC, como os círculos da palavra, e da Equipe de Acompanhamento Continental, formada por porta-vozes e representações de diferentes países e territórios, que acompanharão e trabalharão em conjunto com a equipe mexicana para produzir e organizar conjuntamente o 6º Congresso Latino-americano de CVC.
Um novo comunicado do Grupo Impulsor deverá ser publicado neste mês de maio, no âmbito do Dia da Cultura Viva Comunitária (celebrado no dia 22 de maio). Este informe trará informações sobre o processo organizacional e esclarecerá algumas questões que surgiram no processo.
.
O Grupo Impulsor do México abre o canal de comunicação com os interessados em participar através do seguinte e-mail:
Contato: grupoimpulsormexico@gmail.com
Redes sociais:
Instagram: CVC –Cultura Viva Comunitária (@culturavivacomunitariaok)
Facebook: facebook.com/culturavivacomunitaria
Em breve: culturavivacomunitaria.net
CULTURA VIVA COMUNITÁRIA NO MÉXICO
Alguns antecedentes do trabalho conjunto das Redes de CVC no país e seu caminho em coletividade
.
(Texto e fotos: Grupo Impulsor México)
.
No México, a partir de 2009, organizações de base comunitária de Veracruz e da Cidade do México, dedicadas ao fazer cultural que milenarmente tem se mantido e à defesa do território como uma forma de assegurar nossa permanência e das juventudes, tiveram as primeiras aproximações e participações em eventos internacionais, onde se gestava o Movimento de CVC na América Latina. De maneira nacional, o Movimento de Cultura Viva Comunitária no México começou a se organizar a partir de 2014, com a realização de um primeiro encontro entre organizações de diferentes estados do país, na cidade de Guadalajara.
O chamamento à organização e ao encontro de ideias e experiências tem sustentado caminhos confluentes. Hoje existem redes que vão se integrando ao Movimento Latino-Americano da CVC, a quem receberemos no 6º Congresso Latino-Americano de Culturas Vivas Comunitárias em 2025.
O caminho de fazer Cultura Viva Comunitária tem permitido, mediante esforços colaborativos, redes, organizações de base, aliados, instituições públicas e academia, produzir espaços para construir um campo comum de posições para enfrentar no México as problemáticas sociais, a partir da filosofia promovida pela CVC.
Listamos abaixo alguns esforços e ações que marcam e fortalecem esta jornada construtiva e comprometida realizada pelas redes CVC no México.
- 2014: IV Congresso Ibero-americano de Cultura: Tema Culturas Vivas Comunitárias, San José, Costa Rica.
- 2014: Início do vínculo com o Movimento Latino-Americano de Culturas Vivas Comunitárias no México, no âmbito do I Encontro Regional de Culturas Vivas Comunitárias.
- 2015: Participantes do II Congresso de Cultura Viva Comunitária em El Salvador.
- 2016: II Encontro Regional de Culturas Vivas Comunitárias México – Tlaquepaque.
- 2016: III Encontro Regional do Movimento CVC México, de 19 a 23 de março de 2016, no município de Acayucan, Veracruz.
- 2017: Participação no III Congresso Latino-americano da CVC, em Quito, Equador
- 2017: Encontros Metropolitanos de CVC Jalisco 2017 (3 edições)
- 2018: I Encontro Nacional do Movimento CVC no México “Fronteiras abertas para o uso do espaço social”
- 2018: II Encontro Nacional da CVC México. De 7 a 9 de dezembro em Cherán, Michoacán.
- 2019: Participação com artigo sobre Cherán no livro “Pontos de Cultura Viva Comunitária Ibero-americana / Experiências compartilhadas” (Org: Prefeitura de Medellín / IberCultura Viva).
- 2019:
- 2019: Participação na convocatória IberEntrelaçando Experiências para oferecer o processo formativo “Taller de Aproximación a la Animación Sociocultural (TAAS)”, em Montevidéu e Fray Bentos, no Uruguai, num intercâmbio do Colectivo Tierra Negra (Uruguai) com CulturAula (México).
- 2019: Participação no IV Congresso Latino-americano de CVC na Argentina.
- 2020: Organização e participação no II Encontro Mesoamericano de CVC, na Costa Rica.
- 2020: Participação em processos organizacionais, acompanhamento em Círculos da Palavra rumo ao V Congresso no Peru, 2021
- 2021: Equipe de Acompanhamento Continental do Movimento Latino-Americano de Cultura Viva Comunitária com 5 porta-vozes para o México.
- 2022: Participação no V Congresso Latino-americano de CVC no Peru
- 2022: Participação no III Congresso Mesoamericano do CVC em Matanzas, Cuba.
- 2023: Convite para ingressar na Rede MECA – Rede de Culturas Vivas Comunitárias da Mesoamérica e do Caribe. ·
- 2022-2023: Membros ativos na rede mexicana de organizações que compõem o Grupo Impulsor México
- 2023: III Encontro Nacional CVC da rede CVC México, Plataforma Puente.
- 2023: I Congresso Nacional de CVC, Cuautepec, Cidade do México.
- 2024: II Encontro Nacional de CVC, Acayucan, Veracruz
Estes são alguns momentos importantes para organizações no México que trabalham em territórios e fazem Cultura Viva Comunitária.
Consideramos que é necessário criar iniciativas que reúnam experiências, práticas artísticas, práticas de gestão comunitária, ativismo cultural, defesa dos territórios e dos direitos humanos, fortalecimento da cultura de base, tecnologia local, meios de comunicação livres, educação popular, saberes ancestrais, formas de responder às crises, à desapropriação, à desigualdade e por uma vida digna, com o valioso esforço das próprias comunidades.
A finalidade dos nossos desafios é sustentar coletivamente os princípio da vida comunitária e gerar posicionamentos políticos mais firmes, com a convicção de influenciar a agenda pública em nível local, nacional e regional, para gerar transformações que permitam um novo horizonte.
Já estamos vendo isso, caminhando adiante, juntos e em comunidade.