Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

15

mar
2021

Em Notícias

Secretaria de Cultura do México abre convocatória de apoio à infraestrutura cultural 

Em 15, mar 2021 | Em Notícias |

Na quarta-feira, 7 de abril, termina o prazo para recebimento dos projetos inscritos na convocatória de Apoio à Infraestrutura Cultural dos Estados (PAICE) de 2021. Lançado pela Secretaria de Cultura do Governo do México, através da Direção Geral de Vinculação Cultural, o edital visa criar ou aproveitar espaços dedicados à arte e à cultura em todo o país e, assim, reduzir as desigualdades sociais em termos de desenvolvimento cultural. Poderão participar governos estaduais e municipais, prefeitos, universidades públicas estaduais e organizações da sociedade civil cujos objetos constitutivos sejam a promoção e o fomento das artes e da cultura.

Anteriormente, o PAICE se limitava a fornecer suporte apenas relacionado à infraestrutura. Agora, o foco está voltado para o benefício social, para promover projetos que permitam a regeneração do tecido social nos imóveis em questão, seja com programação – para que não sejam subutilizados –, seja com construção, onde não existiam recintos com infraestrutura adequada. Além disso, sua cobertura foi ampliada, priorizando ações em municípios com condições de alta vulnerabilidade e de difícil acesso. 

“A cultura faz comunidade, por isso decidimos apoiar com enorme empenho projetos em todo o país. Com o PAICE procuramos dar vida e conteúdo àquela infraestrutura já existente e subutilizada. Isso sem deixar de apoiar iniciativas que permitam proporcionar espaços adequados para a divulgação, promoção e realização de atividades como música, dança, prática de línguas indígenas, elaboração de artesanato com processos e materiais locais e regionais, entre outros, a fim de manter a identidade das populações beneficiadas”, comentou a secretária de Cultura do México, Alejandra Frausto Guerrero.

“Vida para a infraestrutura cultural” e “Fortalecimento da infraestrutura cultural” são as duas modalidades oferecidas pelo edital do PAICE. Na primeira modalidade, podem ser solicitados até 200 mil pesos mexicanos para a programação cultural e até 1 milhão de pesos para reabilitação e equipamentos. Já na segunda modalidade, podem ser solicitados até 5 milhões de pesos para construção, reabilitação e equipamentos.

Governos estaduais e municipais, prefeituras da Cidade do México e universidades públicas estaduais participantes devem se comprometer a contribuir com o mesmo valor solicitado ao PAICE, ou seja, 50% do custo total do projeto cultural. No caso das organizações da sociedade civil, elas devem se comprometer a contribuir com pelo menos 25% do custo total. No entanto, as instâncias que apresentem projetos culturais em edifícios ou espaços localizados em um dos municípios de atendimento prioritário, publicados em lista anexa ao edital, não serão obrigadas a efetuar aporte financeiro.

Confira as bases: https://bit.ly/3teVHDd

Consultas: paice@cultura.gob.mx

Fonte: Secretaria de Cultura do México