Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

06

jun
2017

Em Notícias

Encontro em Santiago reúne mulheres trabalhadoras das culturas e das artes

Em 06, jun 2017 | Em Notícias |

Gestoras, artistas, produtoras e líderes de agrupações sociais e culturais de todas as regiões do Chile e da América Latina estarão reunidas em Santiago, de 4 a 7 de julho, para o 1º Encontro Internacional “Mujeres Trabajadoras de las Culturas y las Artes”.

O evento, um dos projetos ganhadores do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes 2016, tem como objetivo gerar uma rede nacional e latino-americana que permita a troca de conhecimentos, potenciando a participação e a associatividade para a incidência nas políticas culturais e o desenvolvimento de um plano de trabalho colaborativo num prazo de três anos.

O encontro é de caráter gratuito, com inscrições prévias, e será realizado em três espaços de Santiago: Centro de Creación Infante (José Manuel Infante 1415, Providencia), Centro Cultural Gabriela Mistral (Alameda 227, Santiago) e Bar El Clan (Bombero Nuñez 363, Recoleta).

Seleção

Mais de 500 interessadas enviaram pedidos de inscrição a “Gestoras en Red”, a Rede de Gestoras e Produtoras Culturais do Chile, organizadora do evento. Foram realizadas três convocatórias para a seleção das participantes: “internacionais”, “inter-regionais” e “região metropolitana”.

Da região metropolitana foram selecionadas na modalidade 1 23 representantes de organizações e coletivos e sete criadoras, gestoras e produtoras independentes. Estas 30 participantes terão acesso a almoços comunitários e a todas as atividades do encontro.

Devido ao alto número de inscrições recebidas, foi aberta uma segunda modalidade, na qual as 78 selecionadas da região metropolitana deverão se encarregar da própria alimentação. Deste total, 32 são representantes de organizações e coletivos e 46 são criadoras, gestoras e produtoras independentes.

Na convocatória “inter-regionais” (com candidatas de todo o país, à exceção da região metropolitana) foram escolhidas 34 participantes na modalidade 1 (em que a organização facilita a hospedagem solidária e providencia alimentação, enquanto as selecionadas se encarregam de passagens e traslados) e 29 na modalidade 2, na qual as selecionadas devem se responsabilizar por passagens, hospedagem e alimentação.

Entre as candidatas internacionais, foram selecionadas 10 na modalidade 1, provenientes de Argentina (4), Brasil (2), Bolívia (1), Colômbia (1), México (1) e Peru (1). Na modalidade 2 (autogestão) participarão 18, provenientes de Argentina (6), Brasil (4), Bolívia (1), Costa Rica (1), Equador (1), México (1), Peru (1) e Uruguai (3).

Durante quatro dias, elas participarão de todas as atividades do encontro, buscando criar um espaço de diálogo e conhecimento entre as organizações e o trabalho que desenvolvem em seus territórios. A ideia é potenciar as relações em seus contextos nacionais e internacionais. Além disso, serão reforçadas atividades relacionadas a direitos e incidência política das mulheres trabalhadoras em nível nacional e latino-americano.

Temas

Serão desenvolvidas as seguintes temáticas: a participação das mulheres nas economias criativas; os direitos laborais e sociais para as mulheres trabalhadoras da cultura; estratégias e metodologias colaborativas para a sustentabilidade dos projetos culturais; e políticas culturais e modelos latino-americanos de colaboração. A programação está disponível aqui.

“Gestoras en Red” é integrada por FMN Chile Frente Música Nacional, Red Cultural Nekoe, Red Cultura Independiente, Colectivo Las Niñas, Red de Gestoras y Productoras Culturales de Latinoamérica, Escuela Jiwasa Jatiña, Bar El Clan, programas “Escena Viva” e “Cultura Viva” Radio USACH, Red Colaborativa de Mujeres en la Gestión y Producción Musical, Productoras Independientes e REDM.

 

Saiba mais:

https://gestorasenred.com 

 www.facebook.com/gestorasencuentro/

 

Encontro Gestoras en Red

  • 4 e 5 de julho – Centro de Creación Infante 1415. Rua José Manuel Infante 1415, Providencia.
  • 6 de julho – Centro Cultural Gabriela Mistral (GAM). Av. Libertador Bernardo O’Higgins 227.
  • 6 de julho –  Fiesta de Cierre. Bar El Clan. Bombero Nuñez 363, Barrio Bellavista. Recoleta.
  • 7 de julho –  Atividade de extensão – Centro Cultural Lo Prado. Paseo de la Artes 880, Lo Prado.      

 

Confira a programação

(*Texto atualizado em 28 de junho de 2017)