Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

30

abr
2021

Em Notícias

Representantes de Pontos de Cultura do Uruguai participam de curso de comunicação digital 

Em 30, abr 2021 | Em Notícias |

A Direção Nacional de Cultura (DNC/MEC) do Uruguai organizou um programa acadêmico de comunicação digital para os Pontos de Cultura do país. Este treinamento virtual, que começou no dia 13 de abril e segue até 25 de maio, tem como objetivo fornecer ferramentas que permitam aos/às participantes uma gestão eficaz da comunicação com seus públicos por meio do uso das redes. Participam do curso 50 pessoas: 31 integrantes dos Pontos de Cultura de diferentes regiões e um representante de cada Diretoria de Cultura dos 19 departamentos do país. 

Realizado com o apoio do IberCultura Viva, este curso de 26 horas conta com professores conceituados na área da gestão cultural e da comunicação. A coordenação está a cargo de Diego Gómez e Danilo Urbanavicius, da Faculdade de Cultura da Universidade CLAEH, e de Laura López, pela Direção Nacional de Cultura.

As aulas são ministradas via Zoom, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h. As duas últimas aulas (de um total de 12) são workshops práticos, com duração de três horas. Além das aulas virtuais através da plataforma Zoom, foi criado um espaço na plataforma Moodle da Faculdade de Cultura/UCLAEH, onde os participantes podem acessar os materiais de estudo associados à formação.

A capacitação consiste em um curso teórico-prático onde, além dos conteúdos curriculares, os participantes recebem um espaço de oficina onde podem trabalhar em equipe alguns aspectos relacionados ao uso de mídias digitais. As inscrições para essas aulas foram abertas na plataforma Cultura en Línea entre os dias 12 de fevereiro e 12 de março.

Os módulos

O plano de formação traz os eixos temáticos segmentados em quatro módulos consecutivos. O primeiro módulo (2 aulas de 2 horas cada) buscou introduzir o/a participante à compreensão das redes sociais no contexto comunicacional atual: compreender as suas vantagens, os desafios impostos pela correta gestão, a utilidade para a comunicação de projetos e empreendimentos culturais.  

O segundo módulo, “Comunicação digital estratégica” (4 aulas de 2 horas), mostra como o planejamento da comunicação por meio das redes sociais impõe a definição de objetivos, públicos, mensagens, tipos de conteúdo, escolha de redes, projeção de tempo e orçamento . 

O Módulo 3, “Produção de conteúdos para meios digitais” (4 aulas de 2 horas), procura demonstrar como o desenho e desenvolvimento de peças para redes sociais começa com a definição estratégica e continua com a produção criativa. Também trata de como a concepção da ideia, o tom do conteúdo escrito e a construção do conteúdo audiovisual representam o principal desafio para que a mensagem concebida chegue efetivamente ao público.

O quarto e último módulo, “Workshop prático em redes sociais” (2 aulas de 3 horas), tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre comunicação digital adquiridos nas instâncias anteriores. Partindo da premissa de casos específicos do setor cultural, propõe-se um passo a passo que permite compreender as melhores práticas para a realização de um plano de comunicação digital.

No final, será atribuído um certificado de participação e publicado no site da Direção Nacional de Cultura (www.gub.uy/cultura) um guia sobre “Comunicação digital para projetos culturais de base comunitária”, com acesso livre.

Consultas: Puntosdecultura@mec.gub.uy