Notícias
Rede Estação Sonidos da Esperanza apresenta Seminário de Comunicação Livre e Decolonial
Em 20, maio 2022 | Em Notícias |
Na próxima quarta-feira, 25 de maio, será realizado o 1º Seminário Internacional de Comunicação Livre e Decolonial, promovido pela Rede Estação Sonidos da Esperanza. No encontro, que contará com a participação de pessoas convidadas de diferentes países latino-americanos, serão abordados temas como políticas públicas, cultura popular, agroecologia, diversidade de gênero, povos originários, população afrodescendente e coletivos de comunidades migrantes. O seminário será transmitido a partir das 19h (horário de Brasília) por Facebook, YouTube e web radio.
Estação Sonidos da Esperança é uma articulação de oito organizações e coletivos de Brasil, Argentina e México tem como principal objetivo salvaguardar a memória do movimento latino-americano de Cultura Viva Comunitária (CVC). Entre as ações propostas estão a criação de podcasts com informações sobre políticas públicas e narrativas do movimento que mostram a diversidade sociocultural brasileira e ibero-americana.
Com este projeto, que foi um dos selecionados no Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2021, as organizações e coletivos participantes trabalham na produção de programas radiofônicos em formato de podcasts, que abordam temas vinculados à diversidade de gênero, povos originários, população afrodescendente e coletivos de comunidades migrantes, entre outros.
Esses programas são produzidos em formato de cápsulas e estão disponíveis para serem transmitidos por rádios comunitárias e rádios web conectadas com o movimento de Cultura Viva Comunitária (CVC). O projeto conta com a produção de oito séries em formato de podcast, com cinco episódios de cada instituição participante.
.
Organizações participantes e temas abordados nos podcasts:
. Associação Urucungo / Ponto de Cultura Orquestra Sertão (Arcoverde/PE-Brasil) : população afrodescendente
. Coletivo Conexão Catimbau (Arcoverde/PE-Brasil): povos originários e afrodescendentes
. La Coyotera Radio Comunitaria (Jalisco/México): gênero e povos originários
. Coletivo Feminino Flores de Claudete (Cabo de Santo Agostinho/PE-Brasil): agroecologia, gênero e sustentabilidade
. ONG Más Música, Menos Balas Guadalajara (México): mujeres indígenas lideresas, povos originários, gênero
. Rede Nacional da Promoção e Controle Social da Saúde, Cultura e Direitos das Lésbicas e Bissexuais Negras – REDE SAPATÁ (Brasil)
. Associação do Culto Afro-itabunense (Itabuna/BA-Brasil): população afrodescendente
. Comunidad Huarpe Guaytamari – Organización de Naciones y Pueblos Indígenas en Argentina-ONPIA (Organización de Pueblos Originarios (Mendoza/Argentina)
.
Onde escutar: https://anchor.fm/redesonidosdaesperanza/ https://open.spotify.com/show/4Yq3INxernapvtwd4ie7nX?si=5b89d771df504fa8
.
Transmissão:
https://www.facebook.com/orquestra.sertao
https://www.youtube.com/c/conexaocatimbau
Transmissão ao vivo na Web Rádio Catimbau: https://catimbau.minhawebradio.net/
Informações: sonidosdaesperanza@gmail.com – https://www.instagram.com/sonidosdaesperanza/