Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

14

jun
2021

Em Notícias

Rede de Cidades e Governos Locais realiza a primeira reunião de trabalho de 2021

Em 14, jun 2021 | Em Notícias |

Nesta segunda-feira, 14 de junho, a Rede de Cidades e Governos Locais IberCultura Viva se reuniu para começar a organizar uma agenda de trabalho e desenvolver um plano de ação para 2021, de acordo com o Plano Estratégico Trienal (PET 2021-2023) e o Plano Operativo Anual (POA 2021), recentemente aprovados pelo Conselho Intergovernamental do programa. Vinte pessoas participaram desta reunião por videoconferência. 

Além dos três novos integrantes da rede – o cantão de Alajuelita (Costa Rica) e os municípios de Xalapa e Jojutla (México) –, participaram do encontro representantes dos governos das províncias de Entre Ríos e Chaco (Argentina) e dos municípios de Marcos Juárez (Argentina), Niterói (Brasil), San Luis Potosí e Zapopan (México). Também participaram representantes dos governos do Chile, Argentina, Costa Rica e México. 

Esther Hernández Torres, diretora-geral de Vinculação Cultural da Secretaria de Cultura do México e presidente do Conselho Intergovernamental IberCultura Viva, deu as boas-vindas às cidades que aderiram este ano e falou sobre a importância de fortalecer o trabalho da rede, de pensar em novas adesões como uma possibilidade de aprofundar e dar mais força ao trabalho que se realiza no IberCultura Viva.

Após uma rodada de apresentações dos representantes das prefeituras, Esther Hernández e o secretário técnico do IberCultura Viva, Emiliano Fuentes Firmani, apresentaram algumas das novidades que estão entre as linhas de ação do PET 2021-2023, como o fortalecimento das línguas indígenas, a articulação com as universidades e o reconhecimento dos portadores/as e experiências do patrimônio cultural imaterial. 

Ao comentar os objetivos estratégicos desse planejamento, que foi construído de forma participativa entre novembro de 2020 e março de 2021, o secretário técnico falou sobre os indicadores para a rede que se encontram no PET e citou as convocatórias que o programa vai lançar neste ano. A primeira delas, o Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2021, foi lançada esta segunda-feira, 14 de junho.

Em seguida, Luísa Velásquez Santiago, representante do Município de Zapopan, apresentou a proposta de programação do 2º Encontro de Cultura Viva Comunitária em Cidades e Governos Locais da América Latina, que será realizado no município de 1 a 5 de julho, em formato híbrido (presencial/virtual), com a participação de membros da rede.

No final do encontro, foi formada uma comissão especial de trabalho para programar as atividades da rede neste 2º Encontro de Cultura Viva produzido pela Municipalidade de Zapopan. As pessoas que participam desta comissão representam os governos dos municípios de Marcos Juárez, Zapopan, Niterói, Jojutla, Alajuelita e das províncias de Chaco e Entre Ríos, juntamente com a representante de Comodoro Rivadavia (Argentina), que não participou desta reunião, mas será integrada ao grupo de trabalho. Esta comissão definirá o número de dias, a agenda e a metodologia de trabalho das sessões da rede no encontro de Zapopan.