Chile

Silhuetas na rua

05 novembro 2024

Proposta para o banco de saberes:

Silhuetas na Rua é um processo oficina/laboratório de expressão corporal e diálogo sobre a própria biografia, que termina com a intervenção do espaço público com silhuetas de um grupo de mulheres/diversidades do cárcere. A atividade na prisão e a subsequente ação na rua procuram gerar uma ponte comunicativa entre aquelas que perderam a liberdade e as pessoas que transitam em espaços públicos.

A primeira sessão, “Território Corporal”, será dedicada ao reconhecimento e consciência corporal (autoimagem e identidade; investigação espaço/movimento). O segundo, “Mapeamento Corporal”, será para o reconhecimento de emoções, biografia e identidade (identificando sensações do corpo em movimento e levando a experiência para silhuetas, captando também uma parte importante da sua identidade e um pequeno relato da sua história de vida). Na terceira sessão, as silhuetas saem para a rua e dialogam com o espaço público, e na quarta, as silhuetas regressam à prisão.

MetasConectar-se com o corpo e as emoções através do movimento e do mapeamento corporal (silhuetas) para dialogar com a própria biografia e com os transeuntes no espaço público gratuito, contribuindo assim para a ruptura da exclusão social.

Necessidades da proposta:

* Técnicas: Fita adesiva. Câmera fotográfica. Amplificação e sala polivalente espaçada.

Rolo de papel branco, plotter, marcadores, papéis coloridos.

* Espacial: Espaço confortável para se movimentar e deitar no chão

DestinatáriosMulheres e diversidades, jovens e adultas

Número de participantes: de 10 a 12