Proposta para o banco de saberes:
O Seminário de Animação Sociocultural Comunitária (SASC) é um programa socioeducativo voltado a membros de uma comunidade para potenciar suas capacidades de análise e incidência positiva em sua comunidade através da arte e da cultura com um enfoque social.
Objetivo general: O objetivo do seminário é propiciar um espaço formativo para a gestão de projetos socioculturais e comunitários a partir da animação sociocultural, a fim de gerar uma abordagem situada nos direitos sociais e culturais, e possibilitar a ação coletiva e como agentes locais, assim como brindar ferramentas pedagógicas/metodológicas que permitam impulsar ações articuladas e de caráter transversal enfocadas na realidade dos contextos territoriais, para a reconfiguração da interação social, a transformação e a sustentabilidade de suas próprias comunidades.
Objetivos específicos: 1) Desenvolver um curso/seminário para a formação de 20 a 30 animadores/as socioculturais mediante a corporalização dos conhecimentos a partir da lúdica e do movimento, e incitar a análise da realidade para a idealização e o desenho de ações coletivas e interdisciplinares que atendam a necessidades particulares do contexto social; 2) Possibilitar a dinamização de processos coletivos que permitam gerar reconfigurações/transformações sociais e incidência política em (e para) os contextos territoriais a partir da arte e da cultura.
Duração prevista: 24 horas (4 dias, 6 horas por dia).
Necessidades para o desenvolvimento da proposta:
* Técnicas: Mesas, cadeiras ou equivalentes, projetor e som, papéis e marcadores.
* Espacial: O espaço pode ser misto (aberto e fechado), ou ao ar livre para efetuar dinâmicas em movimento e com capacidade para 20 a 30 pessoas.
Destinatários: Agentes e promotores/as culturais/sociais, artistas, docentes, estudantes de artes, ciências sociais e humanas, integrantes de coletivos e organizações culturais comunitárias, povos originários, e qualquer pessoa interessada na ação cultural comunitária. O seminário é apropriado para mulheres, homens e outros gêneros, a partir dos 17 anos (sem limite máximo de idade). O grupo será formado por pelo menos 60% de participantes do gênero feminino e outros, e 40% do gênero masculino.
Número mínimo e máximo de participantes: de 20 a 30.


