A proposta para o Banco de Saberes:
A finalidade dessa oficina é realizar um trabalho de reflexão coletiva a partir do que significa cultura e identidade na comunidade, como isso se reflete nas expressões do patrimônio imaterial local, para ser conscientes da valorização e do reconhecimento social desse patrimônio e sua importância na comunidade. A partir disso, serão identificadas pelo menos três expressões culturais que apresentam ameaças ao seu desenvolvimento. Serão partilhadas estratégias metodológicas de salvaguarda da memória coletiva, de forma a poder criar no final um exercício cênico com a comunidade que represente a expressão cultural.
A intenção desta oficina é poder investigar, principalmente com os idosos da comunidade, que possuem uma riqueza de experiências, memória histórica e conhecimentos que atualmente não são mais praticados. As informações coletadas ajudarão os/as moradores/as locais a contar o que as/os avós da comunidade sabiam e praticavam anos atrás. A ideia é aprofundar os direitos culturais, as políticas públicas e a importância de gerar espaços de convivência intergeracional e multidisciplinar para tornar visível a importância da arte e da cultura como eixo transversal nas políticas públicas.
Duração prevista: 6 dias
Necessidades da proposta:
- Técnicas: Projetor, cadeiras, mesas, som, microfone, páginas de papel (branco e colorido), fita adesiva, canetas, cores, linha de tricô, bolas de tênis (10).
- Espacial: Espaço fechado para que a luz não obstrua a visibilidade das apresentações em ppt. Espaço íntimo para compartilhar o processo performático; Pode ser fechado ou ao ar livre, desde que garantida a privacidade do processo.
Destinatários: A partir dos 15 anos.
Não há delimitação das pessoas que desejam participar desta oficina de intercâmbio, porém, a justificativa está em priorizar jovens e idosos de comunidades vulneráveis, empobrecidas e marginalizadas. Como estratégia de participação, procura também envolver os responsáveis públicos locais, regionais e nacionais para os sensibilizar sobre o tema desenvolvido.
Número de participantes: Mínimo 15 – Máximo 25


