Equador

Memoridade: oficina para criar exposições comunitárias a partir da memória e da identidade

05 novembro 2024

Proposta para o banco de saberes:

O principal objetivo da proposta é facilitar o desenvolvimento de exposições em espaços culturais e museus comunitários por meio da colaboração com as comunidades locais. O objetivo é construir narrativas que reflitam a identidade cultural e a memória coletiva, considerando as perspectivas e necessidades específicas de cada espaço. Durante a oficina haverá uma reflexão sobre o significado simbólico do espaço de trabalho para a comunidade, seguida de uma minga comunitária para iniciar um processo de ativação prévia. Posteriormente, será realizada uma oficina de avaliação participativa para que a comunidade se aproxime do espaço e conteúdo com os quais irá trabalhar, gerando um processo de avaliação através da memória. Com os resultados obtidos, será realizada uma oficina participativa para desenvolver o roteiro museológico da exposição, construindo narrativas e selecionando os elementos a serem expostos. Por fim, será realizada uma oficina de produção e montagem da exposição, que incluirá a sua apresentação aos demais membros da comunidade. A participação comunitária ativa, aliada à museologia, curadoria e arte comunitária, será essencial em todas as etapas da oficina, promovendo a colaboração e a contribuição das experiências únicas de cada participante.

Duração prevista: 7 dias

Necessidades da proposta:

*Técnicas:

Material didático: Marcadores coloridos, folhas de papel, lápis, tesouras, revistas, linhas coloridas, cola e material de limpeza para a minga comunitária.

Equipamento: Computador, projetor, alto-falantes, câmera de vídeo ou celular com capacidade para gravar vídeos simples e, se possível, acesso à internet.

Mobiliário: Mesas e cadeiras são necessárias para os/as participantes da oficina.

Recursos humanos: Sugere-se a presença de uma ou duas pessoas da organização para auxiliar na organização e coordenação das atividades.

*Espacial: Um espaço amplo e adequado para a realização das atividades da oficina, que permita a interação entre os/as participantes e o acesso a materiais e recursos.

Destinatários:

Pessoas de todas as idades, desde adolescentes até idosos. O objetivo é criar um espaço inclusivo onde todas as gerações possam participar ativamente na construção da identidade cultural e na preservação da memória coletiva. As atividades são pensadas para se adaptarem a diferentes níveis de conhecimento e experiência, permitindo a participação de pessoas de todas as idades e origens.

Comunidade específica à qual a proposta se dirige:

Podem participar centros culturais, museus, teatros, arquivos, bibliotecas, espaços de encontro, fundações culturais ou outros espaços culturais de base comunitária que tenham interesse em aplicar a metodologia.

Número de participantes: de 15 a 20 participantes

Saiba maisMuseu Etnográfico FB Daniel Rodriguez Sacoto