Proposta para o banco de saberes:
A proposta se apresenta em duas versões: uma para aqueles que queiram visitar o projeto em Cuba e outra em forma de oficina para levar a outras localidades. Será abordado o tema da agricultura urbana em pequenos espaços, desde a visão agropecuária e agroecológica com assimilação dos conhecimentos e adiantamentos técnicos e os conhecimentos ancestrais, promovendo a biodiversidade e a proteção do solo e o uso racional dos recursos energéticos, da água, da fertilização e da alimentação animal. Além disso, serão abordados assuntos como cultura alimentar e oficinas de formação e vocação profissional a partir da arte e da cultura, e a experiência com as Oficinas de Agrobiodiversidade com estudantes do ensino fundamental e médio junto à atividade de pessoas com deficiência e seus familiares, assim como a realização de atividades culturais como instrumento de formação de hábitos e condutas de cidadania responsável, e a transformação comunitária para incidir no regional e global em função dos Objetivos de Desenvolvimento Social (ODS).
Duração prevista: Estão previstas 5 jornadas de 6 a 8 horas para teoria e prática em Cuba. Para ministrar a oficina em cidades de outras nações interessadas, a atividade seria reduzida a 3 jornadas de 6 horas, podendo ser estendida se incluir pessoas com deficiências intelectuais, como pessoas com síndrome de Down e outras deficiências que não impeçam sua comunicação social, e se contar com os meios técnicos necessários e os audiovisuais que acompanham as conferências participativas e a realização de atividades públicas.
Necessidades para o desenvolvimento da proposta:
Técnicas: Para realizar o projeto em países que convidem, se requer projetor, computador, sala de reuniões ou espaço com mesas, cadeiras, áudio e microfone, papelógrafo (flip chart), lousa, apagador, canetas coloridas. Seão exibidos vídeos e documentários. Em todos os casos se aplicam técnicas interativas.
Em Cuba: Se requer transporte para as áreas de Granjita Feliz, a Oficina de Agrobiodiversidade, as Fincas Las Piedras, La Mora e Vista Hermosa.
Destinatários: O evento está dirigido a 30 pessoas da comunidade e aos visitantes estrangeiros que participem, familiares de pessoas com deficiências intelectuais, sensoriais e físicas, produtores de pequenos espaços, familiares de oncopediátricos e funcionários interessados no desenvolvimento do projeto. Homens, mulheres, jovens, adultos pessoas da terceira idade e pessoas com deficiências.
Número mínimo e máximo de participantes: de 30 a 200.


