Proposta para o banco de saberes:
O curso “Enredando Saberes: Pedagogias de esperança para o cuidado de crianças a partir da arte e da cultura” busca que educadores, líderes de oficinas, artistas e qualquer pessoa que trabalhe com e para meninos e meninas fortaleçam suas habilidades a partir de uma abordagem baseada nos direitos e uma cultura de paz.
Objetivos gerais e específicos: Objetivo geral: Promover a formação de profissionais da educação por meio de pedagogias focadas na cultura da paz e dos direitos humanos para gerar uma reflexão crítica e uma prática que promova o respeito às crianças nos contextos escolares e comunitários com base na arte e na cultura. Objetivos específicos: ● Refletir sobre as construções e perspectivas socioculturais da infância ● Compartilhar as bases pedagógicas voltadas para a cultura da paz e dos direitos humanos a partir da arte e da cultura ● Promover o estabelecimento de uma cultura de paz e de respeito aos direitos humanos das infâncias nos processos educativos ● Fornecer ferramentas analíticas e metodológicas para trabalhar com meninas, meninos e adolescentes.
Duração prevista: 5 jornadas de 5 horas cada uma
Necessidades da proposta:
* Técnicas: Projetor, mesas, cadeiras ou equivalente, som.
* Espacial: O espaço pretendido pode ser misto (espaço aberto e fechado), ou exterior para realização de dinâmicas em movimento e com capacidade de 20 a 30 pessoas.
Destinatários: Professores/as de nível básico, educadores/as populares, membros de organizações da sociedade civil e de grupos e organizações comunitárias, oficinas, artistas, promotores/as da cultura e facilitadores/as de grupos com atuação direta com crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. As pessoas participantes devem ter no mínimo 17 anos, sem limite máximo de idade.
Número de participantes: De 20 a 30.