Proposta para o Banco de Saberes:
“Enquanto tudo acontece” é um laboratório/oficina que nos convida a experimentar e refletir através de dispositivos artísticos sobre a nossa relação com o movimento e a cozinha. Pretende-se criar um diálogo entre processos cénicos relacionados com a dança e a alimentação, questões com profundas raízes culturais comunitárias, mas que nem sempre ganham visibilidade.
O objetivo é conseguir uma mistura de linguagens entre processos relacionados ao corpo, ao movimento, à dança, à comida, à diversidade de saberes culinários e à cozinha. Percorrendo as experiências registradas no corpo, são levantadas questões que colocam em prática diferentes etapas culinárias, a historicidade da comida desde suas origens (agricultura, movimentos corporais ligados à semeadura e colheita) até os processos de transformação (cozinha), hospitalidade e (re)significado da comida.
Objetivos: 1) Facilitar a abordagem a novos recursos para a investigação/exploração do próprio corpo e do seu movimento entre outros; 2) Estimular formas de fazer criativo coletivo e de empoderamento da cidadania a partir do corpo; 3) Sensibilizar os processos culinários através de práticas participativas; 4) Gerar novas relações com a comida e suas histórias locais.
Duração prevista: 4 horas por dia durante 7 dias
Necessidades da proposta:
* Técnicas: 4 mesas, cadeiras para cada participante, folhas de papel, lápis, equipamentos para tocar música.
* Espacial: Sala de aula aberta
Destinatários: Pessoas maiores de 16 anos (jovens, adultas e idosas), interessadas no corpo, no cênico, na cozinha e sua história. O convite é para uma experiência/oficina ativa e dinâmica.
Número de participantes: Até 40 participantes