Proposta para o Banco de Saberes:
Os círculos de mulheres têm um distintivo newen (força) e kimün (conhecimento). São um espaço onde elas se encontram e se acompanham num mundo de homens. As antigas técnicas de fabricação de têxteis foram transmitidas de geração em geração no povo Mapuche. Para eles, replicar, divulgar, compartilhar, praticar, tricotar, ensinar e aprender são atos de resistência.
A proposta prevê sessões de técnicas de manipulação têxtil, tais como: lavagem, engomagem, fiação, tingimento natural e sintético, construção de peça têxtil, com trawün e matetun. Além de compartilhar segredos para que a lã fique bem lavada com ingredientes naturais e os ciclos da lua, elas mostrarão como secar a lã, sair para coletar elementos do entorno e descobrir suas cores escondidas, e asseguram que estejam impressos na lã. Também vão mostrar como afinar um bom fio, torcendo com firmeza, para criar um tecido único.
Necessidades da proposta:
* Técnicas: Mesas, cadeiras, fogão portátil, fogão, fogão a lenha ou salamandra. Peso ou balança. Projetor e computador. Água.
* Espacial: Algumas atividades, como a fiação, podem ser realizadas em espaços fechados, mas o tingimento e a lavagem devem ser realizados em ambientes abertos ou ventilados. O ideal é um espaço de 6 x 6 metros ou mais, mas nos adaptamos aos espaços.
Destinatários: Mulheres a partir de 15 anos
Número de participantes: mínimo 4, máximo 20


