A proposta para o Banco de Saberes:
Por meio de uma série de oficinas dinâmicas e participativas, o projeto “Aula Viva Itinerante” tem como principal objetivo promover a troca de conhecimentos e a construção de novas cidadanias conscientes e comprometidas com o bem-estar coletivo. A intenção é cultivar e fortalecer valores fundamentais como o respeito, a empatia e a solidariedade, bem como promover o reconhecimento e a valorização da diversidade em todas as suas manifestações. Acreditando no poder transformador da comunidade quando esta é alimentada pela pluralidade de vozes, experiências e perspectivas, o trabalho da organização está voltado para a criação de espaços inclusivos e participativos onde cada indivíduo se sente ouvido, respeitado e valorizado.
As oficinas têm como objetivo estimular o pensamento crítico, a reflexão consciente e a ação transformadora na sociedade. Através de atividades lúdicas, debates construtivos e exercícios práticos, as pessoas participantes são convidadas a explorar e questionar o seu ambiente, identificar desafios comuns e colaborar com a busca de soluções criativas e sustentáveis.
Duração prevista: 5 dias
Necessidades da proposta:
* Técnicas: Cadeiras dispostas de forma circular, projetor, papel kraft, marcadores, cores, lã, plastilina, tesoura, tintas, post-its, cartolinas de diversas cores, ambientes abertos em contato com a natureza, som, microfone.
*Espacial: Espaço com capacidade para 40 pessoas
Destinatários: Líderes sociais, ambientais e comunitários, representantes de comunidades étnicas, mestres e mestras de culturas tradicionais, jovens, crianças
Número de participantes: de 10 a 40 pessoas


