Argentina

A experiência da orquesta Estable da Rádio Reconquista e a articulação com a rede de Arte, Memória e Territórios

05 novembro 2024

Proposta para o banco de saberes:

Propõe-se a realização de um seminário que visa partilhar e analisar a experiência da Orquesta Estable da Rádio Reconquista e a sua articulação com a Rede Arte, Memória e Territórios, dotando agentes comunitários de ferramentas teóricas e práticas para replicarem e adaptarem estas iniciativas nos seus próprios contextos.

A proposta descreve a transformação social e cultural impulsionada pela Orquesta Estable da Rádio Reconquista, iniciado em 2009 no bairro Villa Hidalgo, distrito General San Martín, província de Buenos Aires. A Orquesta Estable está numa das rádios comunitárias pioneiras da Argentina, a FM Reconquista, e faz parte da programação da Associação de Mulheres La Colmena, organização que atua no bairro desde os anos 80. A orquestra não só proporciona formação musical, mas também funciona como espaço de resistência e coesão social, abordando problemas como a violência de gênero e promovendo a economia social.

Este projecto está também articulado com a Rede Arte, Memória e Territórios, uma rede que conecta diversas organizações sociais e culturais de Buenos Aires. Inspirada na luta pela memória, verdade e justiça das Mães da Plaza de Mayo Línea Fundadora, através de sua Escola de Música Popular, que funciona no Espaço de Memória e Direitos Humanos (ex-Esma). A rede funciona numa perspectiva de direitos humanos. Durante a pandemia, desenvolveu uma plataforma virtual para manter jovens conectados e continuar promovendo atividades culturais e sociais.

O impacto da Orquesta Estable e da Rede manifesta-se na criação de um estúdio de gravação itinerante, na produção de conteúdos audiovisuais e em projetos que aliam a música à perspetiva de género e dos direitos humanos. Saiba mais: http://www.ruidoenelmate.com.ar/https://www.youtube.com/watch?v=Q0i7o6EaIOk

Necessidades da proposta:

* Técnicas: Projetor com HDMI; materiais de escrita (quadros negros, marcadores, flipcharts); acesso à internet para exibições e atividades on-line; materiais impressos (guias de trabalho, folhetos informativos).

* Espacial: Sala equipada com projetor e equipamento de som.

DestinatáriosAgentes comunitários, gestores/as culturais, educadores/as e membros de organizações sociais. *Faixa etária: Jovens e adultos

Número de participantes: De 5 a 50 participantes