Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

07

jan
2019

Em Notícias

Organizações de Lima realizam o 4º Congresso Metropolitano de Cultura Viva Comunitária

Em 07, jan 2019 | Em Notícias |

Mais de 40 organizações culturais estão reunidas no 4º Congresso Metropolitano de Cultura Viva Comunitária, que se realiza esta semana na sede da Asociación de Artistas Aficionados, no centro histórico de Lima (Peru). A iniciativa, que teve início neste domingo (06/01) e segue até o dia 13, é organizada pela Plataforma de Cultura Viva Comunitária de Lima Metropolitana e está entre as propostas ganhadoras do Edital IberCultura Viva de Apoio a Redes e Projetos de Trabalho Colaborativo 2018.

A primeira jornada foi destinada ao encontro das organizações culturais comunitárias de Lima Metropolitana, com momentos de festa e trabalho coletivo. Nesta segunda-feira (07/01), das 18h às 20h, começam as mesas de experiências. A primeira mesa, com o tema “Mulher, cultura e comunidade”, busca reflexões sobre o papel das mulheres no trabalho comunitário e o papel da arte e da cultura nas lutas locais pela conquista de direitos e igualdade de oportunidades.

A programação da terça-feira (08/01) conta com dois encontros (“Adultos maiores, cultura e comunidade” e “Infância e comunidade”) e a mesa de experiências “Pessoas com deficiência e comunidade”. Na quarta-feira (09/01) será a vez da mesa de experiências “Diversidade sexual , cultura e comunidade”. Para os próximos dias também estão previstos a projeção de audiovisuais, o fórum “Políticas políticas para a cultura viva comunitária” e o pré-congresso “Caminho para a articulação nacional”. Uma feira de encerramento está marcada para a tarde de domingo (13/01).

Objetivos

Os representantes das organizações participantes do congresso têm como objetivo, além de se articular para atender as problemáticas locais, gerar propostas de políticas públicas que reconheçam e assegurem suas iniciativas, assim como contribuir com a proposta de construção descentralizada de uma plataforma nacional de CVC.

Diferentemente das edições anteriores, este 4º Congresso Metropolitano reunirá representantes de organizações e redes culturais comunitárias de outras regiões do Peru, em um “pré-congresso nacional” (entre os dias 11 e 13), com a intenção de que se somem no processo de construção de uma plataforma nacional e do Congresso Nacional de CVC. Também estarão presentes representantes do 4º Congresso Latino-americano de CVC, que se realizará em maio na Argentina.

Outras edições  

Até o momento foram realizados em Lima três Congressos Metropolitanos de Cultura Viva Comunitária: o primeiro em 2014, no distrito de Villa El Salvador (Lima Sur); o segundo em 2015, nos distritos de Ate e Santa Anita (Lima Este), e o terceiro em 2017, no distrito de Independência (Lima Norte).

Esses congressos buscam convocar e articular as diferentes experiências de grupos culturais independentes e autogeridos de teatro comunitário, música, danças folclóricas, circo social, muralismo, bibliotecas populares, centros culturais, hip hop, meios alternativos, rádios comunitárias e toda a diversidade de propostas que apostam por fazer cultura do bairro para o bairro.

A rede

A Plataforma de Cultura Viva Comunitária de Lima Metropolitana, organizadora do evento, é uma rede que desde 2012 incentiva a articulação de diversos grupos, organizações e experiências, com o objetivo de incidir nas políticas culturais públicas, para o reconhecimento e fortalecimento das iniciativas de CVC que existem em Lima Metropolitana. Tendo como princípios a autonomia, o protagonismo e empoderamento e a articulação em rede, sua finalidade é apresentar a cultura como um eixo transversal capaz de criar a transformação do paradigma em que vivemos.

Participam da rede: Centro Cultural Campoy, Lunasol, Galileo Galilei, Colectivo de Arte Repercuta, Llaqtaraymi, Asociación de Artistas Aficionados AAA, Pukllay, Kactus, Red Fraktal, Pacto Santa Anita, Pacto por La Cultura, Asociación Cultural Llaqta, Red Arte y Cultura por nuestra Independencia, Somos Cultura, Pazos Arte por la Educación y Luciernagas Espacio de Arte.

 

Saiba mais sobre os congressos metropolitanos: https://culturavivacomunitarialima.wordpress.com/

 

(Fotos: Plataforma de CVC de Lima Metropolitana)

 

Tags | ,