Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

29

ago
2021

Em Notícias

Organização cultural de Atacama desenvolve um manual de boas práticas de gestão

Em 29, ago 2021 | Em Notícias |

Organizações culturais comunitárias (OCC) das três províncias que compõem a região do Atacama, no Chile, participaram do lançamento digital da plataforma www.occatacama.cl, que contém um Manual de Boas Práticas voltado para as necessidades de gestão das organizações locais.

O trabalho faz parte do projeto “Desenho e Divulgação de um Manual de Boas Práticas para a Gestão de Organizações Culturais Comunitárias para a Região do Atacama”, realizado pela Associação Cultural e Recreativa de Atacama Cantantes Líricos, com o apoio da Convocatória de Financiamento de Iniciativas para o Fortalecimento de Organizações Culturais Comunitárias (FIFOCC), lançada em 2020 pelo Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio.

Ao longo de uma semana, foram realizados workshops que serviram para apresentar e informar os representantes de OCCs e gestores culturais sobre a implementação do Manual de Boas Práticas. As pessoas que fazem parte do ecossistema cultural regional foram informadas sobre formulação e avaliação de projetos, planejamento estratégico, gestão financeira, processos de comunicação e inovação, para que possam participar de futuros processos de mudança em seus territórios.

Para a elaboração deste manual, foram realizados diálogos participativos online durante três meses, nas nove comunas do Atacama, para debater, refletir e identificar necessidades e espaços de melhoria na gestão de OCCs. Nesses encontros virtuais, de forma participativa, ampla e descentralizada, foram coletadas informações que permitiram propor soluções práticas para melhorar o padrão de funcionamento das organizações que se dedicam à valorização e disseminação da cultura na região.

Segundo María Cecilia Simunovic Ramírez, seremi (secretária ministerial regional) das Culturas, Artes e Património da Região do Atacama, esta é uma ferramenta valorizada pelo ministério, “já que é uma contribuição para a gestão e ó desenvolvimento das OCCs da região, permitindo-lhes fortalecer sua autonomia e gestão no território, orientando-os na elaboração de projetos para obtenção de recursos, por exemplo”.

Verónica Pizarro, diretora de Gestão e Projetos da Associação Cultural e Recreativa Cantantes Líricos Atacama, destacou que é fundamental avançar no fortalecimento das capacidades de gestão. “Sabemos que o uso de boas práticas é sempre uma metodologia eficiente para isso”, afirmou, destacando também o impacto que esse material terá no ecossistema cultural do Atacama. “Melhorar a gestão sem dizer como ou sem dar exemplos concretos é letra morta, por isso é tão importante a elaboração e implementação deste Manual de Boas Práticas para a gestão das organizações do Atacama.”

Juan Ignacio Díaz, membro da Fundação Choyün de El Salvador, agradeceu a ajuda que este manual dará para melhorar sua organização, já que permite entender de forma clara como estão funcionando, o que fazem bem e o que devem melhorar para também entregar boas práticas à comunidade. “Este manual nos ajuda a ser melhores organizações e nos conectar melhor com outros grupos, para ser o que declaramos que queremos ser. Agora esperamos que num futuro não muito distante possamos certificar essas boas práticas para melhor nos relacionarmos com o meio ambiente, os municípios e as instituições públicas e privadas”.

Fonte: Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio