Argentina

Província de Jujuy

10 dezembro 2024

A Secretaria de Cultura de Jujuy assinou acordos de cooperação com comissários e prefeitos dos municípios da província, com o objetivo de garantir os direitos culturais das comunidades, proporcionando formação, incentivando encontros e o resgate do conhecimento cultural de cada localidade. Um total de 54 municípios das quatro regiões da província (Puna, Quebrada, Yungas e Valles) compõem atualmente a Rede Jujuy Cultura Viva.

Um dos eixos da Rede Jujuy Cultura Viva é trabalhar com as pessoas que estão radicadas no território e que constituem um elo entre o Estado e as comunidades indígenas. O Programa de Formação Continuada “Jujuy Cultura Viva”, iniciado em outubro de 2021, numa primeira fase dirige-se a estas referências culturais, que compõem as áreas e equipes de Cultura dos 54 municípios com os quais foram assinados acordos de cooperação, e. aquelas que trabalham integralmente com as comunidades originárias de cada jurisdição.

O ciclo de capacitações e oficinas foi desenvolvido virtualmente, dividido em seis módulos com temas como património, direitos culturais, desenvolvimento de projetos, cerimonial e protocolo, comunicação e redes sociais e um tema de livre escolha no interesse das referências culturais. Este trabalho prévio constituiu-se como um levantamento para conhecer as necessidades de cada comunidade, com o objetivo de abranger numa segunda etapa um programa de oficinas comunitárias realizadas de maneira aberta nos municípios e que abarquem as realidades de cada território. Planeja-se abarcar 25 comunidades com 50 oficineiros/as.

Após a incorporação de Jujuy à Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais, no segundo semestre de 2021, uma das atividades propostas pela Secretaria de Cultura da Província foi a criação de um corredor de murais com temas sugeridos por moradores das comunidades indígenas da região da Quebrada e Puna. A iniciativa, realizada entre 1º de outubro e 30 de novembro de 2021 por artistas locais de cada região, teve como objetivos reafirmar a identidade local e trabalhar o respeito à diversidade cultural, além de criar um espaço de encontro e diálogo entre as comunidades.