10 dezembro 2024
Com cerca de 800 mil habitantes e abrangendo 54 municípios em suas quatro regiões, a província de Jujuy, no noroeste da Argentina, integra a Rede de Cidades e Governos Locais desde 2021. Sua principal ação voltada à cultura comunitária é o programa de formação “Jujuy Cultura Viva”, desenvolvido pelo Ministério de Cultura e Turismo, por meio da Secretaria de Cultura e da Coordenação de Direitos Culturais.
A proposta do programa é fortalecer os vínculos culturais nos territórios, por meio da valorização de saberes tradicionais, da proteção do patrimônio material e imaterial e do fortalecimento da identidade local em suas múltiplas expressões. A rede “Jujuy Cultura Viva” tem como essência o protagonismo dos referentes culturais comunitários, considerados os fios vivos que tecem essas políticas com base nas experiências cotidianas das comunidades.
A formação é composta por seis módulos temáticos – entre eles, direitos culturais, patrimônio, elaboração de projetos, comunicação e redes sociais -, além de um módulo de escolha livre, construído a partir dos interesses dos participantes. Cada encontro é um espaço de troca, onde experiências e saberes se cruzam para construir propostas que atendam às realidades culturais de cada território. A partir desses encontros, são planejadas oficinas abertas à comunidade.
Mesmo ainda em fase inicial de sistematização dos dados quantitativos, o programa já demonstra uma perspectiva sólida para o desenvolvimento de políticas culturais de base comunitária na província. A participação de Jujuy na rede IberCultura Viva reforça esse processo, promovendo intercâmbios, assessoramento técnico e visibilidade internacional às ações locais.