Alto Biobío

Alto Biobío (Chile)

10 dezembro 2024

Com cerca de 6 mil habitantes e localizada na cordilheira andina, a municipalidad de Alto Biobío passou a integrar a Rede de Cidades e Governos Locais IberCultura Viva em 2023, com uma proposta centrada no protagonismo dos povos originários, em especial na valorização da cultura mapuche pewenche. A construção de sua Política Cultural de Base Comunitária (PCBC), prevista para o biênio 2024-2025, é coordenada pela Oficina de las Culturas, vinculada à área de Culturas y Comunicaciones.

A metodologia adotada tem caráter participativo, com foco na escuta ativa das comunidades. São realizadas reuniões com grupos focais, entrevistas abertas com gestores culturais, crianças (ñiñeces) e lideranças locais. Os resultados são sistematizados e divulgados nas plataformas institucionais, biblioteca municipal e câmaras legislativas, além de serem compartilhados diretamente com os participantes. O processo também prevê a criação de um modelo de governança com representantes das comunidades impactadas, assegurando a interculturalidade e o respeito aos modos próprios de organização territorial.

Ainda em fase de construção e sem ações implementadas até o momento, o município tem aproveitado a participação na rede IberCultura Viva para trocar experiências e aprofundar seus conhecimentos sobre políticas culturais comunitárias. A conexão com outros territórios tem sido fundamental para inspirar práticas baseadas na escuta, no cuidado com o território e na valorização dos saberes ancestrais.