Colômbia

Medellín

10 dezembro 2024

Primeiro município a aderir à Rede IberCultura de Cidades e Governos Locais, Medellín conta desde 2011 com uma política pública para o reconhecimento e promoção da Cultura Viva Comunitária (CVC) na cidade. Esta política, sancionada através do Acordo Municipal 50 de 2011 e regulamentado pelo Decreto 1.606 de 2013, visa valorizar as iniciativas culturais existentes nos territórios culturais, bem como promover os direitos culturais e estimular a criação de novas iniciativas, através do apoio técnico, tecnológico, financeiro e institucional às experiências autogeridas no território local.

Desde 2013, a Secretaria de Cultura Cidadã concede incentivos e prêmios às expressões da Cultura Viva Comunitária no município. Em 2021, por exemplo, foram concedidos 21 estímulos em modalidades como economia criativa para o desenvolvimento social na cultura e na comunidade; laboratórios de formação artística e cultural; gestão de conteúdos artísticos e culturais da comunidade; pesquisa-criação; processos colaborativos e comunitários para atividades artísticas específicas; e processos de edição e publicação de diversos autores em projetos comunitários colaborativos.

A Prefeitura de Medellín também tem apoiado organizações locais para que participem dos Congressos Latino-americanos de Cultura Viva Comunitária e eventos de reflexão sobre CVC, como o Encuentro de la Armonia: Cultura + Educação + Comunidade, que reuniu em Medellín, entre os dias 11 e 17 de setembro de 2016, representantes de 12 países latino-americanos. Em 2018, os Diálogos Territoriais de Medellín Cultura Viva, realizados com o apoio da Comfama, contaram com a participação de aproximadamente 190 organizações.

Tanto o Encuentro de la Armonía quanto os Diálogos Territoriais foram organizados pela Plataforma Puente CVC, uma rede de redes que está presente em 19 países latino-americanos e que realiza uma gestão conjunta em torno de temas como “Arte e transformação social”, “Comunicação para o desenvolvimento ” e “Teatro em comunidade”, entre outros. Esta rede continental foi lançada em Medellín como resultado do Encuentro Latinoamericano Plataforma Puente, que reuniu uma centena de organizações culturais comunitárias da cidade no período de 13 a 16 de outubro de 2010.

A carta de adesão à Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais, assinada em 6 de maio de 2019, menciona o compromisso da Secretaria de Cultura Cidadã em continuar realizando chamadas públicas que permitam a circulação artística de organizações de base comunitária e a participação de delegados/as das organizações em reuniões nacionais e internacionais de CVC. Da mesma forma, garante a continuidade do apoio técnico e editorial à coleção de livros que a Prefeitura de Medellín vem desenvolvendo em conjunto com o programa IberCultura Viva.

Pontos de cultura viva comunitária ibero-americana. Experiências compartilhadas, o livro que inaugura a Coleção IberCultura Viva foi apresentado em Mendoza (Argentina) em maio de 2019, durante o 4º Congresso Latino-americano de CVC. A edição reúne textos escritos por representantes de governos locais (incluindo Medellín) e organizações culturais comunitárias que tiveram impacto no desenvolvimento de políticas públicas em seus distritos ou municípios. Esta é uma compilação das experiências compartilhadas pelos participantes do 2º Encontro de Redes IberCultura Viva, realizado em Quito (Equador) em novembro de 2017, no âmbito do 3º Congresso Latino-americano de Cultura Viva Comunitária.

O segundo volume da coleção, lançado em outubro de 2019, é Ideias de Cultura Comunitária: Trabalhos selecionados na convocatória de textos IberCultura Viva 2016, que reúne 10 artigos apresentados em chamada pública realizada em 2016. O terceiro livro publicado pela Prefeitura de Medellín em colaboração com o programa é Redes na rede: Histórias do 4º Encontro de Redes IberCultura Viva. Volume I, disponível desde outubro de 2022.