O município de Guadalajara, que aderiu à Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais no início de 2022, está em fase de diagnóstico e processo de construção de uma política cultural comunitária baseada no modelo de Pontos de Cultura. As atividades de articulação com o programa propostas para 2022 são: 1) Programa de formação de agentes e organizações culturais comunitárias, 2) Encontro de Pontos de Cultura e 3) Intercâmbios de experiências e interações estéticas com outras organizações culturais comunitárias da América Latina.
O diagnóstico das organizações culturais comunitárias (OCCs), coletivos e redes locais deverá ser realizado entre abril e julho. O trabalho inclui a elaboração de mapa, taxonomia e diretório de OCCs, além de documento final e reunião com as organizações previamente detectadas. O início do cadastramento dos Pontos Culturais do município está previsto para junho de 2022. Os objetivos da convocatória são conhecer iniciativas culturais comunitárias e independentes, bem como reconhecer e dar visibilidade às organizações, facilitar a sua vinculação com possíveis aliados, além de fortalecer as suas capacidades de gestão através da colaboração, formação, financiamento e trabalho em rede.
O programa de formação decorrerá entre agosto e novembro e contará com facilitadores/as locais e internacionais, com o objetivo de formar integrantes de OCCs em diversos temas que ajudem a fortalecer os seus processos e a dar sustentabilidade ao seu trabalho. Pelo menos 50% das vagas para participantes do processo formativo são destinadas a mulheres. Também será dada preferência a pessoas que vivam em polígonos de atenção prioritária, provenientes de comunidades indígenas, migrantes e jovens menores de 24 anos.
A ideia é ter agentes formados em direitos culturais; cultura e bem viver; cultura comunitária; cultura de paz; diversidade cultural e interculturalidade; cultura, gênero e diversidades; cultura e desenvolvimento sustentável; patrimônio cultural imaterial; identidade e contexto (diagnósticos culturais participativos); planejamento estratégico; arte para transformação social; comunicação comunitária; concepção de projetos culturais comunitários; estratégias de sustentabilidade financeira e figuras jurídicas adequadas para OCC.
O Encontro de Pontos de Cultura acontecerá em setembro de 2022, buscando gerar um espaço de articulação, encontro, formação e inspiração a partir da troca de experiências entre OCCs, especialistas e instituições locais e latino-americanas. A ideia é realizar painéis de diálogo temáticos, conferências, oficinas de formação, produtos de arte comunitária compartilhados ou co-criados (artes cênicas, plásticas ou musicais) e exibição de cinema comunitário latino-americano.