10 dezembro 2024
Com cerca de 5,5 milhões de habitantes, Guadalajara, capital do estado de Jalisco, é uma das maiores cidades do México e um importante polo de inovação em políticas culturais comunitárias. Desde 2021, integra a Rede de Cidades e Governos Locais com o compromisso de consolidar uma governança cultural democrática, territorializada e participativa. Por meio da Dirección de Cultura de Guadalajara e de sua Coordenação de Cultura Comunitária, a cidade desenvolve o programa Puntos de Cultura Guadalajara, reconhecido internacionalmente por suas boas práticas.
Criado em 2022, o programa busca fortalecer a diversidade cultural e fomentar uma cultura de paz, apoiando coletivos e organizações que atuam em seus territórios. As ações têm como pilares o reconhecimento de saberes, o apoio financeiro transparente, a escuta ativa e a participação cidadã. Para isso, são realizadas assembleias periódicas com as organizações registradas, processos de avaliação com comitê externo e a instalação de um órgão de contraloria social, formado por beneficiários, para monitorar e garantir a legalidade do processo.
A cidade conta hoje com 19 organizações certificadas como Pontos de Cultura, 20 projetos apoiados com recursos públicos, e uma rede articulada de agentes culturais e aliados. Foram realizadas 22 assembleias, três visitas de estudo ao exterior e dois congressos internacionais, além da criação participativa do Regulamento de Participação Cultural Municipal. A estratégia “Cultura y Territorio”, lançada pela nova administração, prevê a atuação de 12 gestores territoriais como elos entre comunidade, programa e poder público.
O reconhecimento internacional é crescente. O programa foi premiado pela CGLU como boa prática de política cultural e teve o apoio técnico do IberCultura Viva em diversas fases de sua implementação. A articulação com o programa fortaleceu a credibilidade institucional de Guadalajara, permitindo que a cidade avançasse na construção de uma política pública de base comunitária sólida, plural e centrada na equidade cultural.