Almirante Brown

Almirante Brown

10 dezembro 2024

A Municipalidade de Almirante Brown, na província de Buenos Aires, conta com os “Pontos de Cultura de Bairro” desde fevereiro de 2022, uma política que visa descentralizar os serviços culturais municipais em novos espaços oficiais, e busca a colaboração e articulação com os coletivos artísticos. Desde outubro de 2019, o município conta com o Fundo de Proteção à Atividade Cultural Independente (FON-PACI), um programa de governo aberto, e desde abril de 2019 são desenvolvidos os “Circuitos Culturais”, espaços de articulação direta com instituições culturais comunitárias .

Nos Circuitos Culturais são criados 9 circuitos que contemplam a participação de mais de 150 instituições culturais do distrito. São eles: 1) Rede de Espaços Culturais; 2) Rede de Centros Tradicionalistas; 3) Rede de Escolas de Arte; 4) Rede de Balés Folclóricos; 5) Rede de Murgas e Comparsas; 6) Rede de Estúdios de Gravação e Salas de Ensaio; 7) Rede de Museus e Galerias; 8) Rede de Bibliotecas Populares; 9) Rede de Comércios Culturais. Cada um dos circuitos se reúne bimestralmente, e uma vez por ano todas as redes participam do Congresso de Cultura de Almirante Brown.

Outras iniciativas do governo local são a “Cultura Inclusiva” (desde abril de 2016), que inclui a criação da escola de artes Verte Volar, com 500 pessoas com algum grau de deficiência em projetos de produção artística, e as “Festas Populares”, que desde dezembro de 2015 oferece assistência técnica e artística a festas comunitárias, cortejos, carnavais e celebrações de comunidades estrangeiras, entre outros.

Além de divulgar as propostas do IberCultura Viva às comunidades de Almirante Brown, a Prefeitura de Almirante Brown pretende realizar entre agosto de 2022 e julho de 2023, em coordenação com o programa, um projeto de formação de espectadores voltado para crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, com a realização de oficinas e encontros.