Alajuelita

Alajuelita

10 dezembro 2024

A Municipalidade de Alajuelita (San José) possui uma política cultural que foi construída a partir da base comunitária, com sessões de análise e cocriação para obtenção de um documento apresentado à Câmara Municipal em dezembro de 2016. Aprovada em 29 de outubro de 2019, esta política levou o cantão de Alajuelita a participar de espaços de fortalecimento de diferentes processos culturais no território.

Para a implementação do Plano Operacional da Política Cultural, o município tem trabalhado em conjunto com artistas, organizações, associações e comunidade. Este plano centra-se na criação de Núcleos de Ação Cultural Comunitária (NACC) nos diferentes distritos do cantão. Esses núcleos formam a Rede de Animação Sociocultural Cívica de Alajuelita (RASCA).

Além disso, serão designados dois representantes para cada núcleo para integrar o Grupo de Gestores Culturais Unidos de Alajuelita (GESCUA), que se encarregará – juntamente com a Comissão de Cultura e a Unidade de Gestão Cultural – da criação da Agenda Cultural Comunitária e da distribuição dos orçamentos nos projetos propostos pelas comunidades. A implementação da política é apoiada pela Fundação Keme, que gera oficinas através do programa C.A.O.S (Comunidades Artísticas Organização Social).

As Oficinas C.A.O.S. estão programados para acontecer entre 3 de março e 15 de junho de 2022, como atividade de articulação com a Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais. Com essas oficinas, que incluem discussões para troca de experiências, espera-se criar Núcleos de Ação Cultural nos bairros do cantão, formar a Comissão GESCUA e iniciar um processo de formação de pessoas vinculadas aos núcleos e comissões que compõem o Plano Operacional da Política Cultural de Alajuelita.