Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Para o Topo.

Notícias

07

jul
2022

Em Notícias

Neolaredenses pintam mural comunitário em Nueva Ciudad Guerrero

Em 07, jul 2022 | Em Notícias |

Integrantes da sede Nuevo Laredo da Rede de Agentes Culturais Comunitários de Tamaulipas iniciaram o processo de criação de um mural comunitário em Nueva Ciudad Guerrero (Tamaulipas, México). A atividade desenvolve-se no âmbito dos Cursos de Verão 2022, de quarta-feira 6 a domingo 10 de julho, na Casa da Cultura do município mexicano, que fica na fronteira com os Estados Unidos.

Os muralistas e gestores culturais comunitários Roberto Jasso “Tigre”, Reynaldo Mata “Funky Gallo” e Imelda Cázares estão encarregados de facilitar a pintura, que contou com a participação de 44 meninas, meninos e jovens entre 3 e 18 anos.

Eles foram convocados a pedido da prefeita Iracema Albeza Peña Ramírez, por meio de Mariely Hernández Alemán, diretora municipal de Arte e Cultura, e Lizbeth Maru Rodríguez Navarro, diretora da Casa de la Cultura, por sua ampla experiência e trajetória no campo cultural comunitário.

Os artistas são as pessoas de Nuevo Laredo que se especializaram na criação de murais comunitários, metodologia que envolve a participação ativa de cada um em todo o processo, desde a celebração de acordos de convivência, reflexão sobre sua identidade e criação de um esboço coletivo, até a pintura do mural.

Por meio dessa metodologia, na qual o processo é o mais relevante, meninas, meninos e jovens reconhecem a arte e a cultura como meio de exercer direitos e impactar positivamente sua comunidade, contribuindo assim para a construção da cidadania.

Também participam como facilitadores convidados Edgar Waldo e Osiris García, muralistas que integram a Rede de Agentes Culturais Comunitários de Tamaulipas, sede de Ciudad Mier.

(*) Nueva Ciudad Guerrero é um dos municípios integrantes da Rede IberCultura Viva de Cidades e Governos Locais.